
Estilo de vida
11/08/2018 às 11:00•2 min de leitura
Se você alguma vez já brincou de Onde Está o Wally?, já deve saber que a cada virada de página o jogo vai ficando progressivamente mais difícil. Enquanto a dificuldade vai aumentando, a sua paciência vai se perdendo. Mas esses momentos de estresse já estão com os dias contatos! Isso porque a Redpepper, agência de soluções criativas norte-americana, desenvolveu um robô que utiliza inteligência artificial para encontrar o personagem em segundos. O androide inclui até uma mão de silicone capaz de apontar para a página.
Segundo o site Ubergizmo, a máquina recebe a alcunha de There’s Waldo (algo como Aqui está o Wally. Em inglês, o nome do personagem é Waldo) e é capaz de encontrar o Wally com exatidão. O braço articulado do robô é controlado através do sistema Raspberry Pi com uma câmera acoplada que opera funções de reconhecimento facial até percepção de cores.
A partir desta operação, o sistema trabalha de uma maneira intuitiva. Com a captura de retrato, as informações são codificadas e armazenadas na multiplataforma OpenCV. Assim, é realizado um rastreamento que identifica as formas do personagem na imagem. Logo em seguida, o “retrato falado” é enviado ao sistema Google AutoML Vision que faz sua análise. O robô é capaz de encontrar o seu alvo com precisão de até 95%. Uma vez que o alvo seja detectado, a mão do robô aponta para o local indicado.
Apesar de parecer uma brincadeira de criança, essa é mais uma artimanha que comprova as capacidades do Google AutoML Vision. Seus usuários conseguem treinar e habilitar operações utilizando inteligência artificial mesmo que não consigam trabalhar com programação aplicada. Falando nisso, você sabe onde eu posso encontrá-lo na página 28? Obrigado!
Clique aqui para ver o robô em ação.
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!
Robô utiliza inteligência artificial para 'Encontrar o Wally' via TecMundo
A descoberta de duas carruagens aumenta a compreensão da tecnologia militar empregada pelo exército do imperador Qin Shi Huang.
Perder o passaporte durante uma viagem internacional é um problema terrível.
Item obrigatório nas casas dos brasileiros, o pão existe há pelo menos 10 mil anos.
Descubra histórias e segredos dos astecas, uma das civilizações mais intrigantes da história.
Entre confusões de números, táticas excêntricas e erros bizarros, o Dia D tem histórias que parecem até ficção.
Tenha a melhor experiência com os vinhos escolhendo a taça certa para cada um.
Um teorema de 1913 propõe que algo sempre pode acontecer caso haja tempo suficiente para isso.
Na Bíblia, várias vezes lemos sobre "Jesus de Nazaré" ou "Jesus, o Nazareno˜.
A Guerra da Coreia é marcada por mistérios, como a ausência de declarações oficiais, espionagem inesperada e até avistamentos de OVNIs, gerando mais perguntas do que respostas.