Artes/cultura
23/11/2018 às 13:00•2 min de leitura
Como você já deve saber, as máquinas que utilizam a inteligência artificial já foram colocadas para fazer todo tipo de coisa, inclusive obras de arte — ou você não ficou sabendo do retrato pintado por uma IA (metida a Picasso) que foi a leilão nos EUA? Pois recentemente, Mauro Martino, diretor do Visual IA Lab, da IBM, anunciou ter desenvolvido um site onde as pessoas podem fazer o upload de fotos pessoas e deixar que a IA crie retratos a partir das imagens fornecidas.
Pois o pessoal do site Futurism resolveu brincar um pouco e testar as habilidades do artista artificial algoritmo e, para isso, a equipe reuniu uma seleção de fotos de personalidades famosas — como Neil DeGrasse Tyson, Donald Trump, Hilary Clinton, Nicolas Cage e Marie Curie — e deixou a IA criar suas representações. Como você verá a seguir, em alguns casos, o algoritmo chegou perto, enquanto que, em outros, o resultado foi ligeiramente perturbador. Confira:
(Futurism/AI Portraits)
A IA até que fez um bom trabalho recriando o rosto do astrofísico, embora pareça ter ficado um pouco confusa com o bigode de Tyson e as proporções de suas bochechas. A versão digital é mais cheinha que a real, né?
(Futurism/AI Portraits)
Até que o algoritmo apresentou um resultado bastante bom de Nicolas Cage! A imagem é bem próxima da real — embora, se você reparar bem, a IA tenha bugado com a cabeleira do peito do ator e “colado” alguns deles no pescoço. Notou?
(Futurism/AI Portraits)
Obviamente a IA não tinha ideia do que fazer com o rosto de Donald Trump, uma vez que a versão criada pelo algoritmo não guarda qualquer semelhança com o homem. Em uma segunda tentativa, que você pode ver abaixo, a IA entregou Trump com cara de mulher (o que é bastante irônico!):
(Futurism/AI Portraits)
(Futurism/AI Portraits)
Considerando que na imagem-base Marie Curie não aparece completamente de frente, e que se trata de uma foto em preto e branco — que a IA teve que se virar para colorizar —, o resultado final é até satisfatório.
(Futurism/Biography/AI Portraits)
Outra personalidade que a IA conseguiu recriar foi Elon Musk — e até o bigodinho maroto do empresário foi incluído no retrato.
(Futurism/Eventful/AI Portraits)
A impressão é a de que a IA não gostou muito do corte de cabelo de Hilary Clinton, ou da maquiagem dela, afinal, o algoritmo entregou o retrato de uma senhora dos anos 80-90.
(Futurism/The Middle East Observer/AI Portraits)
Coitado do Zuckerberg... Você reparou que o algoritmo o deixou banguela?
(AI Portraits)
E esse é um teste que fizemos com uma foto aqui da redação e, como deu para notar, da mesma forma que a IA teve dificuldades com a imagem em preto e branco da Marie Curie, o algoritmo não deve ter achado fácil colorir o retrato.
E aí, caro leitor, o que você achou? Ficou com vontade de brincar também? É só acessar este link, ir ao site, subir um retrato seu e esperar para ver o que a IA entrega!
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!