Astrofísico zoeiro destrói Teoria da Terra Plana com uma única imagem
25.532
Compartilhamentos

Astrofísico zoeiro destrói Teoria da Terra Plana com uma única imagem

Último Vídeo

Se você curte temas relacionados com Ciência e é especialmente fã de astronomia, então você certamente já ouviu falar de Neil deGrasse Tyson — um famoso astrofísico norte-americano. Pois esses dias, com o alvoroço causado pelo terraplanista biruta que queria se lançar em um foguete caseiro a uns 500 metros de altitude para “provar” que a Terra é plana, muitos simpatizantes dessa teoria acabaram indo a público para defender o corajoso maluco voador.

É claro que as manifestações da galera que apoia a ideia de que o nosso planeta parece uma panqueca gigante acabaram por causar reações entre os que não se conformam que, em pleno século 21, ainda existam pessoas que não aceitam que a Terra é esférica. E entre os milhares de argumentos que circularam pela internet, um dos mais brilhantes foi o de deGrasse — que, com um tweet cheio de ironia, destruiu a Teoria da Terra Plana. Veja abaixo:

Zoeira elegante

De acordo com Yasmin Tayag, do site Inverse, a imagem compartilhada por deGrasse — de uma sombra alongada cobrindo a Lua parcialmente — trazia apenas o texto “A Lunar Eclipse flat-Earther’s have never seen” ou “Um Eclipse Lunar que os terraplanistas jamais viram” em tradução livre. Percebeu a ironia no tweet do astrofísico?

Em vez de dar uma de espertalhão e compartilhar um textão, tirar sarro descaradamente dos terraplanistas ou esbravejar como fazem muitos, deGrasse postou uma imagem obviamente photoshopada da Lua que simula o que nós veríamos durante um eclipse caso o nosso planeta fosse plano. Assim, conforme o astrofísico disse no tweet, essa é uma cena que nenhum terráqueo — defensor da Teoria da Terra Plana ou não — jamais viu. Nem verá!

Eclipse lunarUm eclipse lunar típico (NASA)

Afinal, durante um eclipse lunar normal, quando olhamos para o satélite, o que vemos é a Lua ficar completamente coberta pela sombra da Terra. Como todo mundo sabe, os eclipses acontecem quando o nosso planeta se interpõe entre a Lua e o Sol, impedindo que a luz solar chegue até ela — e esse bloqueio total só ocorre porque o nosso planeta é esférico e imenso.

Em contrapartida, se a Terra realmente fosse plana como defendem os terraplanistas, em vez de a sombra dela cobrir a Lua completamente durante os eclipses, apenas uma fração da luz solar seria bloqueada — e o que veríamos seria algo parecido ao que a imagem que deGrasse compartilhou mostra.

É claro que os defensores da Teoria da Terra plana vão contestar o post de deGrasse — e não tenha dúvidas de vai ter gente por aí dizendo que as imagens dos eclipses, assim como as do nosso planeta esférico, também foram photoshopadas. E como poderíamos responder a esse pessoal? Que tal pedindo que, em vez de se lançar em foguetes perigosos, criar campanhas malucas ou andem por aí com réguas e compassos, um deles simplesmente pegue seu carro, dirija até a “beirada” do mundo e tire uma foto para todo mundo ver? Simples, não?

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.