Parece plana para você? Veja esta nova imagem da Terra clicada do espaço
5.082
Compartilhamentos

Parece plana para você? Veja esta nova imagem da Terra clicada do espaço

Equipe MegaCurioso
Último Vídeo

O nosso planeta é realmente belo, você não acha? E uma nova imagem divulgada esta semana é mais uma prova disso! Registrada pela sonda espacial OSIRIS-REx da NASA, de acordo com Mike Wall, do site Space.com, a foto mostra a Terra em todo o seu esplendor — redondeza e esfericidade — a 170 mil quilômetros de distância, enquanto a nave partia em viagem até um asteroide chamado Bennu, onde o dispositivo deve coletar amostras de material. Confira a imagem em mais detalhe a seguir:

Planeta Terra visto do espaçoNão é simplesmente linda? (NASA Goddard Space Flight Center/Universidade do Arizona)

Belíssima

Segundo Mike, a imagem foi registrada pela sonda no dia 22 de setembro e foi obtida a partir de várias exposições bem curtinhas. Isso porque a OSIRIS-REx está equipada com uma câmera especial para capturar fotos em situações de pouca luz, como é o caso da superfície de um asteroide — e não como um astro bem iluminado, como a Terra. Então, a captura que você viu acima teve que ser feita em várias etapas.

Aliás, é por conta disso que existem aquelas linhas pretas no topo da imagem, que dão a impressão de que há uma substância sinistra vazando do nosso mundo — você reparou? Ainda sobre a foto, nela é possível ver a Austrália na parte inferior esquerda, vastas porções do Oceano Pacífico na área central e a região sudoeste dos Estados Unidos e a Baixa Califórnia na porção superior direita.

Comparação de tamanho Olha o tamanho da criança... (NASA)

Com relação a essa história de sonda espacial visitando asteroide, o pessoal da NASA estima que, se tudo correr dentro esperado, a nave deve chegar até Bennu até o final do ano que vem. Essa rocha espacial conta com cerca de 500 metros de diâmetro e está listado entre os astros com grande potencial de atingir a Terra um dia.

A missão da OSIRIS-REx consiste em obter informações sobre o asteroide durante um período de 18 meses, coletar amostras de sua superfície — isso por volta de julho de 2020 — e despachar esse material ao nosso planeta para análise.

É esperado que a “encomenda” espacial chegue por aqui em setembro de 2023 e, a partir do exame dos fragmentos do asteroide, os cientistas esperam entender melhor como se deu a formação do Sistema Solar e que papel rochas espaciais como Bennu tiveram em trazer os materiais necessários para o surgimento da vida na Terra.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.