Luto na “Fenda do Bikini”: morre Stephen Hillenburg, criador de Bob Esponja

27/11/2018 às 14:002 min de leitura

O mundo dos desenhos animados — e a turminha toda da Fenda do Bikini — está de luto hoje. Infelizmente, o pessoal da Nickelodeon confirmou que Stephen Hillenburg, criador de Bob Esponja Calça Quadrada faleceu ontem, dia 26, em decorrência de complicações causadas pela esclerose lateral amiotrófica, doença degenerativa que leva à morte das células responsáveis pelo controle dos músculos voluntários, a mesma com a qual Stephen Hawking padecia.

Bob Esponja(YouTube/Madeline Palmer)

Despedida prematura

Na verdade, Hillenburg não iniciou sua carreira como cartunista e animador logo de cara, não! Originalmente, ele era professor de biologia marinha, mas decidiu abandonar a profissão e se dedicar aos desenhos animados. Depois de estudar no Instituto Californiano de Artes, o norte-americano arranjou um emprego na Nickelodeon, onde trabalhou com Joe Murray na série “A Vida Moderna de Rocko”, produzida entre 1996 e 1996.

Stephen Hillenburg(Wikimedia Commons/Carlos Cazurro Burgos)

Foi só em 1999 que os desenhos de Bob Esponja — personagem que surgiu do interesse de Hillenburg em esponjas marinhas — estrearam e, segundo o criador, ele não esperava que a série passaria de 4 temporadas, nem que faria tanto sucesso.

No total, quase 250 episódios foram produzidos, sem falar que o desenho foi traduzido para mais de 60 idiomas, incluindo, como você sabe, o português. E também foi o biólogo convertido em animador quem escreveu, dirigiu e produziu “Bob Esponja, o Filme”, lançado em 2004, e foi quem escreveu o roteiro do live-action “Bob Esponja: Um Herói fora D’Água”, de 2015.

Fenda do Bikini(Genmuda)

O falecimento de Hillenburg deixa os personagens — queridos por crianças e adultos de todo o mundo — órfãos. O criador da série tinha apenas 57 anos, anunciou o diagnóstico da doença em março do ano passado, e tinha esposa e um filho.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: