publicidade

7 curiosidades que você ainda não sabia sobre a vida de Stephen Hawking

04/04/2018 às 04:003 min de leitura

Você provavelmente já ouviu falar de Stephen Hawking e já deve tê-lo visto algumas vezes, especialmente se você for um grande fã de “Star Trek”, “Os Simpsons” ou “The Big Bang Theory”. E não estamos falando apenas de um dos físicos mais geniais de todos os tempos, mas de uma pessoa admirada pela sua inteligência e também por outros fatores, que você vai conhecer agora.

É bom recapitular um pouco a história de Hawking, responsável por muitos estudos de peso na área da Ciência. Quando tinha apenas 21 anos, foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica. A doença foi, gradativamente, paralisando seus músculos de modo que, depois de quase 50 anos de diagnóstico, ele já não tinha domínio sobre o próprio corpo.

Apesar do grave problema de saúde, Hawking nunca deixou de estudar, tornou-se doutor em Física, casou-se, tem três filhos e um neto e já recebeu inúmeros prêmios na área científica, além de ser referência quando o assunto é Física e Cosmologia. Infelizmente, o cientista morreu no dia 13 de março, aos 76 anos de idade.

O site How Stuff Works selecionou algumas curiosidades muito interessantes e ainda desconhecidas a respeito desse grande cientista. Confira algumas delas a seguir.

1 – Um gênio preguiçoso

Fonte da imagem: Reprodução/Etno

Parece estranho falar que uma das pessoas mais inteligentes de todos os tempos era um estudante preguiçoso, mas é verdade. Quando tinha 9 anos, ele foi considerado o pior aluno da turma.  Apesar disso, sempre demonstrou interesse pelas coisas, principalmente em descobrir como elas funcionavam de fato. Nessa época, seu apelido era Einstein. Apropriado, não?

2 – Membro de equipe de remo em Oxford

Fonte da imagem: Reprodução/TheGuardian

Antes de ter sua doença diagnosticada, Hawking fazia parte de uma equipe de remo em Oxford, o que acabou de vez com a impopularidade do estudante quietinho de Física. O lado ruim é que, uma vez popular, seus hábitos de estudo começaram a diminuir, já que ele treinava seis tardes por semana.

3 – Teoria do Universo sem limites

Fonte da imagem: Pixabay

Uma de suas maiores pesquisas diz respeito à teoria de que o Universo é ilimitado. Para explicar isso, Hawking usa como exemplo a própria Terra que, se imaginada em sua forma, não apresenta um começo ou um fim – é tudo uma coisa só. A única diferença é que o nosso planeta é tridimensional, enquanto o Universo se apresenta em 4D.

Outra teoria a respeito do Universo sem limites é a que relaciona tempo e espaço. Nesse caso, podemos fazer a mesma comparação com a Terra, mas pensando agora em tempo. Einstein já mostrou que tempo e espaço são relativos, mas alguns físicos já conseguiram provar que o Universo está em expansão, o que pode afetar o tempo como um todo. Bizarro?

4 – Recebeu inúmeros prêmios e nomeações

Fonte da imagem: Reprodução/Zimbio

Em 1974, tornou-se membro da Academia Real de Ciência, criada em 1660. Um ano depois, recebeu das mãos do papa uma medalha de ouro em homenagem aos seus estudos científicos. Além disso, foi o ganhador do Prêmio Albert Einstein.

Seu sucesso como pesquisador acabou rendendo um cargo de professor de Matemática na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, posição que ele manteve por 30 anos. Em 1980 ele foi condecorado comandante do Império Britânico, cargo que é apenas um nível abaixo da condecoração de cavaleiro. Em 2009, recebeu das mãos do presidente Barack Obama uma medalha de liberdade, a mais alta honraria civil concedida pelos EUA. 

5 – Autor de livros infantis

Fonte da imagem: Reprodução/Lexile

Eis uma de suas mais surpreendentes facetas. Poucas pessoas sabem, mas Hawking, com a ajuda de sua filha Lucy, colaborou com a escrita do livro infantil “George’s Secret Key to the Universe” que, em uma tradução livre, seria “A chave secreta de George para o Universo”. O livro propõe explicar às crianças alguns conceitos importantes da Ciência e, nesse sentido, nenhuma ajuda poderia ser melhor do que a de Hawking.

6 – Acredita que é possível que aliens existam

Fonte da imagem: Reprodução/Cinemarden

Não é de se espantar que, após todo o seu estudo a respeito do Universo, Hawking tenha constantemente se questionado a respeito de vida extraterrestre, e foi durante o aniversário de 50 anos da NASA, em 2008, que ele declarou acreditar na possibilidade de vida em outros planetas além da Terra.

7 – Defensor do turismo espacial

Fonte da imagem: Reprodução/NewScientist

Em 2007, Hawking experimentou os efeitos da gravidade zero e, pela primeira vez em décadas, conseguiu sair por alguns instantes de sua cadeira de rodas e até mesmo praticar alguns exercícios. Sua vontade de experimentar esse tipo de efeito ia além da óbvia paixão pelo Universo: ele queria incentivar o aumento de viagens espaciais, bem como a sua acessibilidade. Segundo ele, é importante que os homens possam logo viajar de um planeta para outro, pois no futuro isso pode garantir a sobrevivência da Terra.

Imagem
publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: