
Estilo de vida
30/08/2019 às 09:00•2 min de leitura
Que atire a primeira pedra quem nunca quis jogar as peças do famigerado Jenga pela janela. O jogo que já vendeu mais de 50 milhões de cópias em todo o mundo é capaz de testar os nervos de jogadores de todas as idades. E não é de hoje, não. A guerra para vencer o Jenga vem desde o início dos anos 1980.
Há quase quatro décadas, pessoas de diferentes idades tentam manter a mão firme para vencer o jogo. As regras parecem simples e enganam todo mundo. Não é só tirar um bloco entre os 54 e colocá-lo no topo. Lendo assim parece fácil, né? Pois quanto mais a estrutura cresce, mais instável fica e o tombamento é quase certo.
Agora, quer saber mais sobre esse inimigo que exige muita paciência? Nós trazemos 5 curiosidades para vocês.
Foto: Pixabay
Nascida na Tanzânia, Leslie Scott costumava brincar com a família com uma pilha de blocos de construção do irmão, usando as peças para construir uma torre oscilante que desmoronaria se eles não fossem cuidadosos. Eles chegaram a encomendar tijolos feitos por um carpinteiro só para o jogo. Isso aconteceu na década de 1970 e tempos depois, quando já havia mudado para Oxford percebeu que “isso não era algo que todo mundo fazia”, disse ela em entrevista ao Somerset County Gazette, em 2010. O Jenga foi lançado em 1983 no Reino Unido e em 1984 no Canadá, depois que os amigos insistiram em jogar o “jogo com tijolos”, motivando o lançamento.
As vendas antecipadas do Jenga não foram animadoras e, como Scott pagou pela produção inicial, o fracasso imediato atingiu suas finanças. A família apoiou o financiamento do jogo e, o companheiro foi fiador para um empréstimo, a mãe colocou a casa como garantia para outro empréstimo com o objetivo de garantir a produção. O esforço foi recompensado quando o Jenga foi parar na Toronto Toy Fair, em 1986. Scott recebeu pedido de 400 mil cópias. Já nos Estados Unidos, o então executivo-chefe da Hasbro, Alan Hassenfield, quando conheceu o jogo se apressou e comprou os direitos de distribuição no país. O acordo não foi muito vantajoso, afinal, a criadora recebe apenas 20% dos royalties do jogo.
Os blocos parecem idênticos, mas as peças do Jenga têm diferenças sutis de propósito, para tornar a construção menos estável. Cada tijolo tem tamanho e pesos diferentes.
Em 2019, Tai Star Vailanti, de Pima, no Arizona, entrou para o Guinness Book com o recorde mundial de.... Jenga! O feito foi conquistado após empilhar 353 blocos em cima de um único bloco vertical. Impressionante.
Também em 2019, um fabricante de equipamentos de construção, o Caterpillar USA, utilizou o Jenga para um “truque publicitário”. A empresa recrutou enormes escavadeiras, manipuladoras e carregadeiras para manobras 27 tijolos Jenga personalizados e muito maiores do que o tradicional. Os blocos tinham quase 2,5 metros de comprimento e mais de 270 quilos. O jogo durou 28 horas e terminou com 13 camadas de blocos.
A descoberta de duas carruagens aumenta a compreensão da tecnologia militar empregada pelo exército do imperador Qin Shi Huang.
Perder o passaporte durante uma viagem internacional é um problema terrível.
Item obrigatório nas casas dos brasileiros, o pão existe há pelo menos 10 mil anos.
Descubra histórias e segredos dos astecas, uma das civilizações mais intrigantes da história.
Entre confusões de números, táticas excêntricas e erros bizarros, o Dia D tem histórias que parecem até ficção.
Tenha a melhor experiência com os vinhos escolhendo a taça certa para cada um.
Um teorema de 1913 propõe que algo sempre pode acontecer caso haja tempo suficiente para isso.
Na Bíblia, várias vezes lemos sobre "Jesus de Nazaré" ou "Jesus, o Nazareno˜.
A Guerra da Coreia é marcada por mistérios, como a ausência de declarações oficiais, espionagem inesperada e até avistamentos de OVNIs, gerando mais perguntas do que respostas.