Espada de 3.200 anos é encontrada em ilha espanhola

01/10/2019 às 12:001 min de leitura

Durante a preparação de uma área da ilha de Maiorca para a construção de um museu, arqueólogos descobriram uma espada de mais de 3 mil anos. A arma foi encontrada em uma área onde há um grande número de Taulas, enormes estruturas comparadas ao Stonehenge.

A cultura talaiótica

O que torna a descoberta tão importante é o fato de existirem pouquíssimas informações sobre a cultura talaiótica e como eles viveram. Mesmo o real intuito de construção das Taulas, 13 estruturas espalhadas pelas ilhas, não é inteiramente conhecido.

Ao longo dos anos, os arqueólogos puderam determinar que as Taulas contavam com uma espécie de fogueira cerimonial, portanto, jamais tiveram teto. A espada encontrada foi possivelmente uma oferenda em uma dessas cerimônias e deve ter pertencido a uma família nobre.

a(Fonte: Menorca Diferente)

Embora a maior parte das Taulas tenha alguma ligação com o calendário lunar e a constelação de Centauro, não há concordância entre os estudiosos a respeito do motivo de sua construção. Entretanto, sabendo que as primeiras estruturas foram erguidas ainda na Idade do Bronze — quando não haviam grandes avanços tecnológicos —, a precisão e o tamanho das estruturas impressiona tanto os turistas quanto os cientistas.

Espada quase em perfeito estado

A importância dessa descoberta é ainda maior por estar ligada a profissionais. Anteriormente, outras espadas foram encontradas nas ilhas ligadas à cultura talaiótica. Esta, porém, é a primeira vez que arqueólogos fazem a descoberta. Sendo os responsáveis, eles puderam determinar exatamente onde a arma estava e teorizar os motivos de ela se encontrar ali.

A espada de 1.200 a.C. estava em ótimo estado, com apenas uma avaria na ponta. Eles acreditam que ela tenha se quebrado por ter sido fincada ao chão em uma área que pode ter servido para propósitos cerimoniais e religiosos.

Ao remover uma pedra de lugar e notar uma estranha protuberância, os arqueólogos registraram o momento da descoberta da espada em vídeo:

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: