Primeira foto do espaço completou 73 anos

Primeira foto do espaço completou 73 anos

Último Vídeo

A Segunda Guerra Mundial estava chegando ao fim quando, em 24 de outubro de 1946, o míssil V2 foi requisitado para fazer a primeira foto do espaço. Foi assim que as primeiras imagens da Terra vista do espaço foram conhecidas. O teste foi realizado na base de White Sands, no Novo México, e a foto foi tirada a uma altura de 65 quilômetros utilizando uma câmera de 35 milímetros.

O V2, míssil responsável por começarmos a conhecer o espaço, era utilizado pelos engenheiros em seus projetos de foguetes. Então, cientistas foram convidados a participar do projeto e incluir instrumentos para estudar temperaturas, pressões, campos magnéticos e outras características físicas da atmosfera superior inexplorada. Esses instrumentos foram colocados dentro de sua ogiva.

Ao atingir sua altitude máxima, o foguete caiu de volta à Terra, colidindo com o solo em uma velocidade extremamente alta. Com o impacto, a câmera quebrou, mas o filme estava protegido por uma caixa de aço e permaneceu intacto.

Foto: White Sands Missile Range/Applied Physics Laboratory

Com o filme da câmera preservado, os cientistas aplaudiram o resultado: conseguiram a primeira imagem do espaço. Até este momento de 1946, as imagens de maior altitude da superfície da Terra eram as do Explorer II, que em 1935 atingiu 20 quilômetros de altitude para fazer as imagens que mostravam a curvatura da Terra.

As câmeras do V2 mostraram com exatidão o planeta contra a escuridão do espaço. O V2 foi desenvolvido por nazistas e o principal cientista que participou do projeto foi Wernher von Braun. Depois de terminada a Segunda Guerra Mundial, a NASA recebeu Braun, que se tornou um famoso cientista “americano”.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.