Peça de jogo de tabuleiro viking é encontrada

07/02/2020 às 12:401 min de leitura

Engana-se quem pensa que os Vikings só se divertiam guerreando: Em Lindisfarne, uma ilha na Inglaterra, foi encontrada uma peça de um jogo de tabuleiro antigo, do tamanho de um bombom, feita de vidro. Sua forma lembra uma coroa com desenhos esculpidos, além de ter pequenas bolinhas em seu topo.

De acordo com arqueólogos, o achado parece fazer parte de um jogo chamado "hnefatafl" (Mesa do Rei) ou de uma versão parecida da atividade. Acreditou-se incialmente que ela poderia ter sido deixada ou perdida durante uma invasão viking no local.

Em análise feita pelo principal arqueólogo do projeto, a peça foi datada como sendo de entre os séculos séculos VIII e IX, exatamente no período da invasão. Entretanto, mesmo se o jogo pertencesse aos peregrinos ou monges que vivam no local antes da guerra, ainda assim evidencia uma grande influência nórdica na região britânica.

"A qualidade da peça sugere que esse não é um jogo antigo qualquer. Alguém na ilha estava curtindo um estilo de vida de elite", conta Danid Petters, lider da escavação arqueológica. "Estamos começando a ter uma visão da vida real das pessoas que estavam no mosteiro, em vez de apenas seus cemitérios e suas vidas posteriores", complementa o arqueólogo.

Peça de tabuleiro datada entre os séculos VIII e IX foi encontrada na Inglaterra (The Guardian/Divulgação)

A primeira invasão Viking

Lindisfarne é conhecida pelos historiadores por ter sido o suposto palco da primeira incursão viking da história. O fato aconteceu mais especificamente em 793 d.C., em um ataque ao local que poderia pertencer à Irlanda ou Grã-Bretanha na época. A guerra e a ocupação duraram por aproximadamente três séculos.

Conta-se que os homens responsáveis pela invasão foram liderados pelos filhos de Ragnar Lodbrok, rei da Dinamarca e da Suécia durante os séculos VIII e IX, época na qual conquistaram os quatro reinos anglo-saxões. 

Lindisfarne, Lindisfarne Priory, Priorado, Ilha, Santo
A ilha de Lindsfarne foi palco da primeira invasão Viking na Inglaterra (Pixabay/Divulgação)
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: