Tours virtuais permitem passear por monumentos do Egito Antigo

09/04/2020 às 03:002 min de leitura

Fazer turismo é praticamente impossível em tempos de pandemia, quando a recomendação das autoridades competentes de saúde é: fique em casa. Mas isso não significa que algum tipo de passeio não seja possível. O Ministério de Turismo e Antiguidades do Egito liberou alguns passeios virtuais em 3D que possibilitam aos visitantes conhecer alguns dos mais famosos locais históricos do país.

Desde o começo de abril, o governo local já liberou as visitas a locais como a disputada Tumba da Rainha Meresankh III, neta do Faraó Quéops, que teria construído a Grande Pirâmide de Gizé.

Tumba da Rainha Meresankh IIITumba da Rainha Meresankh III

A rainha Meresankh III e sua família foram as responsáveis por construir ao menos parte das Pirâmides de Gizé e, durante o tour, liberado em 4 de abril, é possível ver cenas da rotina da rainha esculpidas e pintadas nas paredes das câmaras.

Outro passeio permite entrar na Tumba de Menna, uma das mais bem preservadas do país, que data da 18ª dinastia real egípcia, provavelmente entre 1549 a.C. e 1292 a.C.

Tumba de Menna: tour permite clicar nas indicações e saber detalhes específicos sobre cada inscrição, pintura ou ambienteTumba de Menna: tour permite clicar nas indicações e saber detalhes específicos sobre cada inscrição, pintura ou ambiente

Localizada na Necrópole de Tebas, a tumba ostenta pinturas incrivelmente bem conservadas, embora se saiba muito pouco sobre Menna. Historiadores assumem que ele tenha sido um escriba que também auxiliava o faraó na administração dos campos e do templo de Amon-Rá, uma forma de "deus Sol" cultuado na época.

Menna era casado com uma mulher chamada Henuttawy, que é retratada ao lado do marido, e a construção sugere que era conhecido como um bom homem. Uma das cenas mostra, por exemplo, o coração do escriba sendo pesado em comparação com uma pena — se o coração e a vida dele foram leves, ele conseguirá passar ileso à vida após a morte.

Parte do Tour virtual do Red MonasteryParte do Tour virtual do Red Monastery

Outros tours liberados pelo ministério são o do Mosteiro Vermelho, nomeado em função de suas paredes de tijolo nessa cor, e pela mesquita medieval de Madrassa, do Sultão Barquq, construída durante o século XIV.

Todos os passeios virtuais em 3D estão disponíveis nos links a seguir:

>> Tumba de Menna

>> Tumba da Rainha Meresankh III

>> Red Monastery

>> Mosque-Madrassa do Sultan Barquq

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: