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Batalha dos Museus: veja itens surpreendentes dessa guerra virtual

03/08/2020 às 10:002 min de leitura

Como as galerias de arte ainda permanecem fechadas na maioria dos lugares do mundo devido às regras de isolamento social, as equipes dos museus têm usado a criatividade para mostrar suas exposições para as pessoas via internet. Uma dessas iniciativas é o #CuratorBattle no Twitter.

Bíblia de Gutenberg, primeiro livro impresso no mundo (Fonte: BL Printed Heritage/Twitter - Reprodução)Bíblia de Gutenberg, primeiro livro impresso no mundo. (Fonte: BL Printed Heritage/Twitter - Reprodução)

A "batalha" é organizada pelo Yorkshire Museum que, semanalmente, desafia os museus do mundo a compartilhar imagens dos seus acervos para destacar os melhores. 

Meia viking de 1000 anos (Fonte: Jorvik Viking Centre/Twitter - Reprodução)Meia viking de 1000 anos. (Fonte: Jorvik Viking Centre/Twitter - Reprodução)

Até agora, cada disputa tinha um determinado tema: o melhor bumbum, o objeto mais assustador e outros. Porém, o #CuratorBattle chegou à sua finalíssima, e agora está tudo liberado. Por isso, os museus estão realmente dando o melhor de si. 

Elmo de batalha (Fonte: Sutton Hoo/Twitter - Reprodução)Elmo de batalha. (Fonte: Sutton Hoo/Twitter - Reprodução)

A batalha final

Aquilo que começou como uma forma divertida encontrada pelo Museu de Yorkshire para reunir o público em um tipo de visita virtual acabou rapidamente se transformando em uma mobilização internacional e que infelizmente está chegando ao fim.

A mão do Luke (Fonte: Maggie McIntyre/Twitter - Reprodução)A mão do Luke. (Fonte: Maggie McIntyre/Twitter - Reprodução)

Em uma declaração ao site Bored Panda, o gerente de comunicações do York Museums Trust Lee Clark afirmou que, devido à reabertura dos museus no Reino Unido, eles optaram por interromper as competições virtuais para aproveitar a sua popularidade. 

Jarro de Toupeiras (Fonte: Grant Museum of Zoology/Twitter - Reprodução)Jarro de Toupeiras. (Fonte: Grant Museum of Zoology/Twitter - Reprodução)

Segundo Clark, o tema escolhido para fechar a série, #StarObject, foi proposital para que os museus tivessem a chance de promover os seus objetos que são as estrelas das coleções. E também uma chance para que os visitantes possam ter uma visão prévia daquilo que poderão ver ao vivo assim que todos os museus voltarem a funcionar.

As batalhas mais famosas

Lee Clark reconhece que a batalha mais popular e que transformou a série em um fenômeno global foi a coleção #CreepiestObjetct. Veja um exemplo.

Sereia (Fonte: Natural Sciences NMS/Twitter - Reprodução)Sereia. (Fonte: Natural Sciences NMS/Twitter - Reprodução)

#BestMuseumBum, "o melhor bumbum" de museu ficou em segundo lugar na preferência popular, mas teve maior cobertura nas mídias.

Deus Apolo (Fonte: Clara Molina Sanchez/Twitter - Reprodução)Deus Apolo. (Fonte: Clara Molina Sanchez/Twitter - Reprodução)

Aguardem as próximas competições.

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