Batalha dos Museus: veja itens surpreendentes dessa guerra virtual

Batalha dos Museus: veja itens surpreendentes dessa guerra virtual

Último Vídeo

Como as galerias de arte ainda permanecem fechadas na maioria dos lugares do mundo devido às regras de isolamento social, as equipes dos museus têm usado a criatividade para mostrar suas exposições para as pessoas via internet. Uma dessas iniciativas é o #CuratorBattle no Twitter.

Bíblia de Gutenberg, primeiro livro impresso no mundo (Fonte: BL Printed Heritage/Twitter - Reprodução)Bíblia de Gutenberg, primeiro livro impresso no mundo. (Fonte: BL Printed Heritage/Twitter - Reprodução)

A "batalha" é organizada pelo Yorkshire Museum que, semanalmente, desafia os museus do mundo a compartilhar imagens dos seus acervos para destacar os melhores. 

Meia viking de 1000 anos (Fonte: Jorvik Viking Centre/Twitter - Reprodução)Meia viking de 1000 anos. (Fonte: Jorvik Viking Centre/Twitter - Reprodução)

Até agora, cada disputa tinha um determinado tema: o melhor bumbum, o objeto mais assustador e outros. Porém, o #CuratorBattle chegou à sua finalíssima, e agora está tudo liberado. Por isso, os museus estão realmente dando o melhor de si. 

Elmo de batalha (Fonte: Sutton Hoo/Twitter - Reprodução)Elmo de batalha. (Fonte: Sutton Hoo/Twitter - Reprodução)

A batalha final

Aquilo que começou como uma forma divertida encontrada pelo Museu de Yorkshire para reunir o público em um tipo de visita virtual acabou rapidamente se transformando em uma mobilização internacional e que infelizmente está chegando ao fim.

A mão do Luke (Fonte: Maggie McIntyre/Twitter - Reprodução)A mão do Luke. (Fonte: Maggie McIntyre/Twitter - Reprodução)

Em uma declaração ao site Bored Panda, o gerente de comunicações do York Museums Trust Lee Clark afirmou que, devido à reabertura dos museus no Reino Unido, eles optaram por interromper as competições virtuais para aproveitar a sua popularidade. 

Jarro de Toupeiras (Fonte: Grant Museum of Zoology/Twitter - Reprodução)Jarro de Toupeiras. (Fonte: Grant Museum of Zoology/Twitter - Reprodução)

Segundo Clark, o tema escolhido para fechar a série, #StarObject, foi proposital para que os museus tivessem a chance de promover os seus objetos que são as estrelas das coleções. E também uma chance para que os visitantes possam ter uma visão prévia daquilo que poderão ver ao vivo assim que todos os museus voltarem a funcionar.

As batalhas mais famosas

Lee Clark reconhece que a batalha mais popular e que transformou a série em um fenômeno global foi a coleção #CreepiestObjetct. Veja um exemplo.

Sereia (Fonte: Natural Sciences NMS/Twitter - Reprodução)Sereia. (Fonte: Natural Sciences NMS/Twitter - Reprodução)

#BestMuseumBum, "o melhor bumbum" de museu ficou em segundo lugar na preferência popular, mas teve maior cobertura nas mídias.

Deus Apolo (Fonte: Clara Molina Sanchez/Twitter - Reprodução)Deus Apolo. (Fonte: Clara Molina Sanchez/Twitter - Reprodução)

Aguardem as próximas competições.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.