Ciência
27/01/2021 às 04:00•2 min de leitura
Juho Könkkölä é um artista finlandês especializado em produzir esculturas de papel fundamentadas nos métodos do origami e criou recentemente a obra nomeada “Samurai Warrior”, que traduzida livremente para o português significa “Guerreiro Samurai”. Könkkölä utilizou apenas uma folha de papel comum para construir sua criação, contudo isso não o impediu de acrescentar detalhes e camadas em alto relevo para a figura.
Sem fazer nenhum tipo de corte ou rasgo no papel, o artista planejou a elaboração da escultura durante três meses e a produção em si se estendeu por um período aproximado de 50 horas. Juho compartilhou todo o processo em sua conta no Instagram, mostrando como pode ser possível criar um origami tão detalhista, basta ter criatividade, um pouco de água e o auxílio de prendedores de papel.
Em entrevista para o site lituâno, Bored Panda, Könkkölä revela que “a parte mais gratificante do processo é ver o trabalho ganhar vida a partir do conceito e da ideia”. Em relação às dificuldades que existem durante a produção, o artista se diz animado: “encontrar soluções para os problemas que ocorrem no processo também me entusiasma”.
Apesar de o origami ter sido um hobby da infância de Juho Könkkölä, desde 2018 surgiu o interesse do artista de transformá-lo em algo artístico, para os trabalhos serem apresentados em galerias de arte e exposições. A partir disso Könkkölä decidiu por criar personagens humanos, já que havia poucas esculturas de papel produzidas com esse tema.
Baseado neste foco, Juho se inspirou inicialmente em artistas influentes, como Kamiya Satoshi, Robert J. Lang e Cheo Xiao. Contudo, conforme foi realizando seus trabalhos, ele foi conduzido para temas da natureza, mitológicos e contos populares.
Por sua vez, em relação às obras, Könkkölä afirma que o tempo de produção delas pode variar de algumas horas à meses. O artista explica que isso se dá ao fato de que “quanto mais complexo o trabalho, mais tempo é gasto para descobrir todas as estruturas necessárias para poder dobrá-lo”.
Para entender melhor como são criadas e produzidas essas verdadeiras obras de arte, confira alguns passos da criação: