11 atores que você não sabia que tinham vários papeis em um filme

03/02/2021 às 03:003 min de leitura

É comum em filmes de todos os gêneros que atores façam mais de um papel em uma produção — seja por motivos cômicos, econômicos ou de roteiro, como gêmeos ou parentes de gerações diferentes.

Alguns casos no cinema são bem conhecidos: Peter Sellers interpretou três personagens em “Doutor Fantástico”, de Stanley Kubrick, e Eddie Murphy é conhecido por repetir essa estratégia sob pesadas camadas de maquiagem em suas comédias. Além disso, a captura de movimentos permite que atores como Doug Jones e Andy Serkis também acumulem performances em certas produções.

Esses exemplos foram deixados de lado na lista a seguir: selecionamos algumas escolhas de elenco diferentes, com a mesma pessoa interpretando dois ou mais papeis em uma produção. Confira a seguir — e depois conte nos comentários quantos deles eram novidades para você.

1. Hank Azaria em “Uma Noite no Museu 2”

Hank Azaria.
Hank Azaria.

Azaria teve a sorte de interpretar personagens históricos e culturais de extrema importância em um mesmo filme. O seu papel principal é o do faraó Kahmunrah, mas ele é também a voz por trás do ex-presidente dos EUA, Abraham Lincoln, e a estátua O Pensador, de Auguste Rodin.

2. Warwick Davis na franquia Harry Potter

Warwick Davies.
Warwick Davis.

Essa é uma pequena trapaça, já que envolve uma série inteira. Mas vale a pena: o ator por trás de Willow, o vilão da franquia Leprechaun e um dos principais ewoks de Star Wars também esteve na franquia do menino bruxo. Mais especificamente, ele interpretou o professor Filius Flitwick, da aula de Feitiços, além do duende Griphook e um dos responsáveis pelo banco de Gringotes.

3. Michael Palin em “Monty Python em Busca do Cálice Sagrado”

Michael Palin.
Michael Palin.

Que Monty Python repete o elenco em suas produções não é segredo, mas é curioso ver a versatilidade de Michael Palin na aventura medieval do grupo. Ele é o narrador, o cavaleiro Sir Galahad, o serviçal Dennis, o líder dos Cavaleiros que dizem “Ni!”, o rei do castelo no pântano e o irmão do Irmão Mynard — todos bem diferentes uns dos outros. 

4. Benedict Cumberbatch em “Doutor Estranho”

Benedict
Benedict

Até mesmo a Marvel fez uma brincadeira de dupla escalação. Em “Doutor Estranho”, de 2016, o protagonista que interpreta o herói Stephen Strange também dubla o vilão Dormammu — trabalho que não foi creditado originalmente. Essa foi uma sugestão do próprio Cumberbatch, acatada pelo diretor Sam Raimi, para representar a identidade como uma espécie de reflexo maligno do personagem.

5. Jason Isaacs em “Peter Pan”

Jason Isaacs.
Jason Isaacs.

Em Peter Pan, é uma atitude clássica da montagem escalar o mesmo ator para dois papeis: o vilão Capitão Gancho e George Darling, o pai das crianças. Foi o caso da adaptação de 2003, em que o ator Jason Isaacs viveu ambos os personagens.

6. Jeremy Bullock em “Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca”

Jeremy Bullock.
Jeremy Bullock.

O ator Jeremy Bullock, que faleceu em dezembro de 2020, foi imortalizado na franquia Star Wars como o homem por baixo da roupa do caçador de recompensas Bobba Fett. Porém, já que o seu rosto não era revelado, a produção aproveitou para escalá-lo em outras cenas com uma menor importância. Ele é o tenente Sheckil, um oficial do Império presente na Cidade das Nuvens.

7. Michael J. Fox em “De Volta para o Futuro: Parte 2”

Michael J. Fox.
Michael J. Fox.

Você provavelmente já sabe que Michael J. Fox interpreta Marty McFly e o seu próprio filho no segundo filme da franquia. Só que olhos desatentos podem deixar de lado que a filha dele, Marlene, também é vivida pelo ator sob pesada maquiagem e uma peruca.

8. James Remar em “Django Livre”

James Remar.
James Remar.

Até mesmo Quentin Tarantino já brincou com a dupla escalação. Neste caso, o ator James Remar fez tanto o papel de Ace Speck, que aparece no início do filme, quanto de Butch Pooch.

9. Cheech Marin em “Um Drink no Inferno”

Cheech Marin.
Cheech Marin.

Mais conhecido pela franquia “Cheech and Chong”, o ator tem um papel triplo no clássico de Robert Rodriguez. Ele é mais conhecido como o anfitrião do bar onde a segunda metade do filme acontece, mas vive também o traficante Carlos e um guarda de fronteira.

10. Dick Van Dyke em “Mary Poppins”

Dick Van Dyke.
Dick Van Dyke.

O multitalentoso Dick Van Dyke não é apenas Bert, o companheiro de Mary Poppins no clássico musical da Disney. Ele também é o banqueiro Sr. Dawes — e, segundo o próprio ator, precisou pagar do próprio bolso ao dono dos parques temáticos para isso.

11. Alec Guinness em “As Oito Vítimas”

Alec Guinness.
Alec Guinness.

O eterno Obi-Wan Kenobi era um ator veterano e versátil quando aceitou fazer parte do primeiro Star Wars — e não há exemplo melhor aqui. No filme de 1949, ele interpreta nada menos que nove pessoas diferentes, desde o duque Ethelred até os seus quatro irmãos, passando pela irmã e versões mais jovens de outros personagens.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: