Oscar: como é feita a escolha dos indicados?

15/03/2021 às 08:302 min de leitura

A lista de indicados ao Oscar 2021, divulgada nesta segunda-feira (15), trouxe de volta algumas dúvidas que sempre surgem: como é feita a escolha das produções que disputam o maior prêmio do cinema mundial? Quem define as nomeações?

Tudo começa com a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, fundada em 1927 e composta atualmente por cerca de 7 mil pessoas, entre cineastas e outros profissionais da área. São estes membros da organização que definem os nomeados ao Oscar e escolhem os vencedores.

Eles são divididos em 17 ramos específicos (direção, atuação, edição etc) e indicam seus favoritos para concorrer com base na área em questão. Os diretores sugerem seus candidatos ao posto de Melhor Diretor, os atores selecionam os indicados para atuação e assim por diante, exceto na categoria Melhor Filme, onde todos os grupos têm direito a votar, enviando uma lista de cinco a 10 indicados (nas demais, são cinco sugestões).

(Fonte: Unsplash/Reprodução)(Fonte: Unsplash/Reprodução)

Nas listas enviadas, os membros da Academia classificam suas sugestões por ordem de preferência, com os indicados em primeiro lugar pelos eleitores servindo de referência. Por exemplo, se a atriz Viola Davis recebe votos suficientes para o primeiro lugar, também chamado de “número mágico”, ela automaticamente se torna uma indicada. Para chegar a isso, divide-se o total de cédulas recebidas em uma categoria pelo número de candidatos possíveis mais um.

Lista final

Oscar(Fonte: Oscars/Reprodução)

Com os primeiros colocados de cada lista definidos, os auditores da PricewaterhouseCoopers, responsáveis pelo processo, classificam as cédulas restantes. Quem recebeu menos votos na primeira opção é realocado para a votação da segunda opção e assim segue a redistribuição até o número mágico ser alcançado ou restarem apenas cinco candidatos.

Finalizada a formação da lista de indicados ao Oscar, cada um dos membros da Academia recebe novas cédulas de votação. Agora, eles dão seus votos com base nos candidatos escolhidos pelos especialistas de cada categoria. Aqui, todos os membros da organização podem votar em todas as categorias, ao contrário do processo de indicação, restrito à área de atuação de cada um.

É com base nesta última votação que são anunciados os ganhadores do Oscar, revelados em uma cerimônia em Los Angeles (neste ano, ela acontecerá no dia 25 de abril).

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: