Grammy 2021: quem são os maiores vencedores da história da premiação?

15/03/2021 às 10:303 min de leitura

Anteriormente prevista para 31 de janeiro, a cerimônia de entrega do Grammy, o Oscar da música, finalmente pôde acontecer na noite do último domingo (14). A festa foi bem diferente: sem plateia e com quatro palcos ativados em revezamento, para que os artistas não precisassem se aglomerar e não corressem riscos com a covid-19.

As categorias mais importantes da noite foram dominadas pelas mulheres: Taylor Swift levou o prêmio de Álbum do Ano por Folklore, H.E.R ganhou Música do Ano por I can't breathe, Megan Thee Stallion foi eleita a Artista Revelação e Billie Eilish voltou para casa com o Grammy de Gravação do Ano pela segunda edição seguida. Ano passado por Bad Guy e, agora, por Everything I Wanted. Mas a maior vitoriosa da noite foi Beyoncé, que adicionou mais quatro estatuetas à sua coleção, somando 28 Grammies. 

Isso nos leva à pergunta principal do post: qual é o artista que mais ganhou Grammies na história da premiação. Bom, ainda não é a Beyoncé. Ainda...

1. Georg Solti: 31 Grammies

O maestro húngaro-britânico Sir Georg Solti continua o maior vencedor do Grammy, com 31 prêmios (Fonte: Wikimedia Commons)O maestro húngaro-britânico Sir Georg Solti continua o maior vencedor do Grammy, com 31 prêmios (Fonte: Wikimedia Commons)

O maestro, de origem húngara e naturalizado britânico, foi um dos mais importantes do século XX e continua imbatível no título de maior vencedor da história do Grammy, com nada menos que 31 estatuetas. Isso porque ele gravou e lançou dezenas de álbuns com suas performances conduzindo orquestras como as de Londres, Chicago e Berlin — e ganhava as categorias de música clássica com frequência. 

Sir Georg faleceu em 1997, aos 85 anos. Ainda naquele ano ele recebeu indicações ao Grammy e, na edição anterior, foi reconhecido pelo conjunto de sua obra. 

2. Beyoncé: 28 Grammies

Beyoncé é a mulher e artista pop mais premiada, com 28 Grammies, incluindo quatro vencidos em 2021 (Fonte: Wikimedia Commons)Beyoncé é a mulher e artista pop mais premiada, com 28 Grammies, incluindo quatro vencidos em 2021 (Fonte: Wikimedia Commons)

Queen Bee voltou para casa ontem com mais quatro estatuetas: Black Parade foi eleita a melhor Performance de R&B, o remix de Savage com Megan Thee Stallion levou dois prêmios, por Performance e Música de Rap. Ainda o clipe de Brown Skin Girl, gravado com sua filha Blue Ivy também venceu sua categoria. 

Com isso, Beyoncé tem agora 28 Grammies na sua coleção e se tornou a mulher e a artista pop mais vitoriosa da premiação. Ela recebeu sua primeira estatueta em 2001, ainda como parte do grupo Destiny's Child, pela música Say My Name. Depois de Crazy in Love em 2003, ela acumulou vitórias em carreira solo. Ainda falta Álbum do Ano, algo que muita gente acha que ela já merecia pelos incríveis discos Beyoncé e Lemonade.

2. Quincy Jones: 28 Grammies

Quincy Jones acumula indicações e vitórias no Grammy por seu trabalho no jazz e como produtor de Michael Jackson (Fonte: Wikimedia Commons)Quincy Jones acumula indicações e vitórias no Grammy por seu trabalho no jazz e como produtor de Michael Jackson (Fonte: Wikimedia Commons)

O lendário músico é mais conhecido por sua carreira como produtor, sendo uma das mentes brilhantes por trás de obras como Off the Wall, Thriller e Bad, com o Rei do Pop, Michael Jackson. Mas Quincy Jones também lançou vários discos instrumentais de jazz, que lhe renderam indicações e prêmios. Somando toda sua obra, ele recebeu cerca de 80 indicações e venceu 28 estatuetas, ficando empatado com Beyoncé. 

Uma curiosidade: Jones é declaradamente fã de música brasileira e já trabalhou com artistas como Simone, Milton Nascimento e Paulinho da Costa. 

3. Alison Krauss: 27 Grammies

A artista country Alison Krauss ganhou 27 Grammies, desde 1991 (Fonte: Wikimedia Commons)A artista country Alison Krauss ganhou 27 Grammies, desde 1991 (Fonte: Wikimedia Commons)

Cantora e instrumentista country, Alison Krauss era a mulher mais vitoriosa do Grammy até a edição 2021. Desde 1991, ela teve 42 indicações e 27 vitórias, incluindo obras com o grupo Union Station, seus discos em carreira solo e as trilhas sonoras de filmes como O Brother, Where Art Thou? e Cold Mountain. Sua última vitória foi em 2012, pelo disco Paper Airplane. Mas, assim como Beyoncé, Krauss é jovem (49 anos) e ainda está na ativa, podendo ganhar muitos outros prêmios.

Para fechar nossa matéria, é interessante observar que outro grande nome da música clássica está entre os maiores vencedores do Grammy: o francês Pierre Boulez, com 26 prêmios. Na música popular, destacam-se também Jay-Z, que tem 23 Grammies — e ele é marido de Beyoncé, então imagine como é a estante da casa deles! U2, Kanye West e Stevie Wonder tem 22 prêmios cada. 

Entre as mulheres, a diva do soul Aretha Franklin foi agraciada com 18 Grammies. Além disso, precisamos mencionar Adele, que já acumulou 15 vitórias com somente 3 álbuns lançados — em 2012, com o disco 21, ela voltou para casa com 6 estatuetas numa noite. Alicia Keys também acumulou 15 Grammies com seus sete álbuns, entre 2002 e 2014.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: