Governador Dix-Sept Rosado e a família com números em francês

18/03/2021 às 03:002 min de leitura

Em toda eleição vimos candidatos com nomes bem peculiares e engraçados. E no Rio Grande do Norte, tem o caso intrigante de Dix-Sept, que é nome de gente, de governador e de cidade.

O tal Governador Dix-Sept Rosado é apenas um dos membros ilustres dessa família que tinha grande influência na política do estado, com base política em Mossoró. Após ser prefeito da cidade, ele se tornou governador do RN, mas faleceu em um acidente de avião, menos de um ano depois. Seu nome batizou uma cidade fundada em 1963, perto de Mossoró, além de um bairro na capital do estado, Natal. 

A cidade Governador Dix-Sept Rosado tem cerca de 13 mil habitantes (IBGE/2019) e quem mora lá é um dixseptiense. 

A cidade de Governador Dix-Sept Rosado tem 13 mil habitantes (Fonte: Portal do RN/Reprodução)A cidade de Governador Dix-Sept Rosado tem 13 mil habitantes (Fonte: Portal do RN/Reprodução)

21 — ou vingt et un — filhos com nomes de números

O governador Dix-Sept era apenas um dos muitos membros ilustres dessa família. Jerônimo Rosado e Isaura Rosado Maia tiveram, ao todo, 21 filhos. Vários deles receberam o mesmo nome dos pais, cujo nome completo era Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia. 

No meio de tanto Jerônimo e Isaura, os números talvez fossem a melhor forma de identificar os filhos, né? Suspeita-se que a escolha pelos números em francês tenha acontecido porque seu Jerônimo era farmacêutico e a maioria dos livros que ele utilizava eram em português e francês.

Esse é seu Jerônimo, que batizou os filhos com números em francês (Fonte: Tok de História)Esse é seu Jerônimo, que batizou os filhos com números em francês (Fonte: Tok de História)

Enfim! Veja a lista completa de nomes dos Rosado, a seguir: 

  1. Jerônimo Rosado Filho
  2. Laurentino Rosado Maia
  3. Tércio Rosado Maia
  4. Izaura Rosado
  5. Laurentino Rosado Maia
  6. Isaura Sexta Rosado de Sá
  7. Jerônima Sétima Rosado Fernandes
  8. Maria Oitava Rosado Cantídio
  9. Isauro Nono Rosado Maia
  10. Vicência Décima Rosado Maia
  11. Laurentina Onzième Rosado Fernandes
  12. Laurentino Duodécimo Rosado Maia
  13. Isaura Trezième Rosado Maia
  14. Isaura Quatorzième Rosado de Magalhães
  15. Jerônimo Quinzième Rosado Maia
  16. Isaura Seize Rosado Coelho
  17. Jerônimo Dix-sept Rosado Maia
  18. Jerônimo Dix-huit Rosado Maia
  19. Jerônimo Dix-neuf Rosado Maia
  20. Jerônimo Vingt Rosado Maia
  21. Jerônimo Vingt-un Rosado Maia.

Os números em francês começaram com Laurentina Onzième (que é ordinal, o décimo-primeiro, em português}. Os nomes mais "diferentes" vem nos últimos cinco "Jerônimos", que foram justamente os que entraram para a política.

Tal qual seu irmão mais velho, Dix-Huit também passou pela prefeitura de Mossoró e Vingt foi deputado federal, participando da Assembleia Constituinte. Vingt-un (o correto mesmo, no francês, seria vingt et un) era agrônomo, fundou uma faculdade e foi um grande incentivador da cultura da cidade. 

Ou seja, mesmo sem os nomes diferentes — que, hoje, batizam várias ruas, praças e monumentos em Mossoró — a família Rosado já teria entrado para a história da cidade. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: