Google lança Doodle de Dona Militana, maior romanceira do Brasil

19/03/2021 às 06:182 min de leitura

O Doodle do Google homenageia nesta sexta-feira (19) a cantora e contadora de histórias Dona Militana, considerada por muitos a maior romanceira do Brasil, que faria 96 anos de idade hoje. A arte exibida na página inicial do buscador foi feita pela artista convidada Bel Andrade Lima.

Nascida na cidade de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, em 19 de março de 1925, Militana Salustino do Nascimento passou a infância trabalhando no campo, plantando safras e tecendo cestos ao lado do seu pai, o Mestre do Fandango Atanásio Salustino do Nascimento.

Enquanto trabalhavam na lavoura, o pai vivia cantando, principalmente canções que contavam histórias de reis, rainhas, guerreiros e amantes medievais. A experiência com o pai foi marcante para a pequena Militana, que acabou conservando na memória canções e histórias de mais de 700 anos.

Dona Militana. (Fonte: Prefeitura de São Gonçalo do Amarante/Divulgação)Dona Militana. (Fonte: Prefeitura de São Gonçalo do Amarante/Divulgação)

Porém, o talento da cantora permaneceu desconhecido do grande público por um longo tempo, até ela ser descoberta pelo folclorista Deífilo Gurgel, na década de 1990, que estava à procura do pai de Dona Militana. A partir daí, a romanceira finalmente pôde compartilhar com o mundo todo o seu talento.

Trabalho reconhecido

Algum tempo depois de ter sido descoberta, ela gravou um disco triplo, intitulado Cantares. Lançado em 2000, o álbum é composto por 54 canções romanceiras, cujas letras e melodias refletiam com precisão a época em que se originaram, levando o trabalho da cantora para o Brasil e o mundo.

O CD, que trazia uma parte do imenso repertório de Dona Militana (alguns dos romances eram criações da própria artista, de acordo com a sua filha Benedita Nogueira), foi aclamado por críticos e jornalistas de todo o país, recebendo elogios também do público, que se rendeu à peculiaridade da voz da romanceira.

Ao clicar no Doodle, é possível conferir as informações sobre a romanceira. (Fonte: Google/Reprodução)Ao clicar no Doodle, é possível conferir as informações sobre a romanceira. (Fonte: Google/Reprodução)

Em reconhecimento ao seu trabalho e impacto na cultura brasileira, ela recebeu a Ordem do Mérito Cultural em 2005, comenda máxima da cultura popular, entregue pelo então presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Dona Militana faleceu no dia 19 de junho de 2010, aos 85 anos de idade.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: