Seja o primeiro a compartilhar

Quem foi Édith Piaf?

Edith Giovanna Gassion, mais conhecida pelo seu nome artístico Edith Piaf, foi uma cantora francesa considerada como um dos ícones do cenário musical francês. Edith nasceu no distrito de Belleville, em Paris, França, no dia 19 de dezembro de 1915.

(CC Search/Reprodução)(CC Search/Reprodução)

Vida marcada por tragédias

Sua mãe a abandonou ao nascer e logo ela foi adotada pela avó materna. Porém, depois de sofrer maus-tratos pela mulher, ela foi acolhida pela avó paterna, que criou a menina em um bordel. Piaf ficou cega aos 3 anos devido a complicações da meningite, mas recuperou a visão quatro anos depois. 

Em 1922, Piaf se juntou ao pai, um acrobata de circo, e o acompanhou enquanto ele se apresentava. Aos 15 anos, ela já cantava nas ruas de Paris. Foi assim que, em 1935, foi descoberta por Louis Leplée, um proprietário de cabaré que lhe deu seu primeiro emprego em uma boate. 

Leplée começou a chamá-la de "la môme piaf" — gíria parisiense para “pequeno pardal” —, em aparente referência ao seu tamanho. Com o passar do tempo, ela adotou o nome profissionalmente. Em 1948, já com a carreira consolidada, Edith teve um caso com o boxeador Marcel Cerdan, mas em 1949 ele morreu em um acidente de avião a caminho de encontrá-la. Mais tarde, Piaf se envolveu em dois graves acidentes de carro, que agravaram seus problemas de saúde devido ao uso de álcool e drogas.

Ela morreu aos 47 anos, em 10 de outubro de 1963, supostamente de câncer no fígado. Sua arte retratou muito de sua vida pessoal e seus sentimentos, a maioria de suas canções são sobre perda e amor. 

(CC Search/Reprodução)(CC Search/Reprodução)

Sucessos Musicais

Entre os sucessos musicais da cantora estão "La vie en rose", "Hymne à l'amour", "Milord", "Non, je ne regrette rien" e "Padam, Padam".

Edith Piaf e Sérgio Moro

No último domingo (28), Sérgio Moro, ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, virou motivo de diversos memes nas redes sociais após falar de forma incorreta o nome da cantora. Em entrevista, Moro pronunciou ‘’Piá’’ em vez de ‘’Piaf’’, que se pronuncia como se escreve.

Logo depois, ao se referir a um dos sucessos da cantora, novamente falou o nome da música de maneira errada. A música, que se chama "Non, Je Ne Regrette Rien" (em português "Não, Não Me Arrependo de Nada"), foi pronunciada por ele como "Je Ne Me Regrette Rien". A fala ganhou até paródia do ator Marcelo Adnet no Instagram. 

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.