publicidade

Composição musical mais lenta do mundo será tocada até 2640

19/09/2020 às 10:002 min de leitura

Já imaginou uma música programada para tocar durante 639 anos? A composição Organ2/ASLSP ("o mais lentamente possível", na tradução da sigla) nasceu para sobreviver a gerações de seres humanos. 

Criada pelo já falecido compositor John Cage, a composição musical está sendo tocada na igreja St. Burchardi, na cidade de Halberstadt, Alemanha, desde setembro de 2001. 

A ideia para a empreitada aconteceu em 1997, quando um grupo de musicistas e filósofos debateram sobre a lentidão da composição em virtude das possibilidades que o órgão oferece. 

Pensando nisso, um instumento especial foi construído para tocar a peça de John Cage e foi instalado na igreja de Halberstadt para continuar a performance por anos. 

O órgão foi construído especificamente para executar a obra. (Fonte: Wikimedia Commons)
O órgão foi construído especificamente para executar a obra. (Fonte: Wikimedia Commons)

Seguindo a instrução de ser tocada da forma mais lenta possível, a peça musical está prevista para ser encerrada no ano de 2640. Para se ter ideia, a última mudança de nota ocorreu em setembro deste ano e a próxima só vai acontecer em 2022. 


A história da composição 

As partituras criadas por John Cage. (Fonte: Arte Sonora)
As partituras criadas por John Cage. (Fonte: Arte Sonora)

A Organ2/ASLSP foi escrita em 1985 originalmente para o piano, mas foi adaptada para o órgão dois anos depois. Uma curiosidade é que o compositor John Cage não especificou quão lenta a peça musical deveria ser tocada, o que ficou a cargo dos musicistas que se desafiaram nessa performance. 

Em 2009, ela foi tocada por Diane Luchese durante 14 horas e 56 minutos, enquanto Joe Drew fez apresentações de 9 a 12 horas. Em 2015, a composição foi executada em uma performance de 12 horas em Montreal, Canadá.  

O simbolismo da cidade

Halberstadt foi escolhida por ter sido o local onde o primeiro órgão do mundo foi construído, em 1361. Em 2000,  o instrumento completou 639 anos de sua criação, o que inspirou a duração do tempo da performance da composição de Cage. 

A programação é de que as notas mudem em intervalos de meses a anos. Sempre que ocorre uma mudança de nota, a igreja organiza um evento para compartilhar o momento com os espectadores. 

Confira abaixo o evento de 2020:


Imagem
publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: