5 filmes dirigidos por mulheres para curtir antes do Oscar 2021

15/04/2021 às 05:002 min de leitura

O Oscar 2021 irá acontecer na semana que vem, 25 de abril, e pela primeira vez em 93 anos do evento, duas mulheres estão concorrendo na categoria de Melhor Diretor: Chloé Zhao por Nomadland e Emerald Fennell com Bela Vingança

Para comemorar este momento histórico, separamos cinco filmes dirigidos pelo sexo feminino que também foram indicados para a premiação. Então, separe a pipoca e confira nossa lista abaixo:

1. Guerra ao Terror, dirigido por Kathryn Bigelow

Este drama lançado em 2008 foi por Mark Boal, ex-correspondente na Guerra do Iraque, e recebido com muitos elogios da crítica. A trama conta a história de um sargento designado para um esquadrão antibomba que acaba em conflito com os membros de sua equipe por seu modo independente de lidar com seu trabalho.

Guerra ao Terror foi o grande ganhador do Oscar em 2010, consagrando Bigelow como a primeira mulher a ganhar o prêmio de Melhor Diretor. Além disso, o longa também venceu nas categorias de Melhor Filme, Melhor Roteiro Original, Melhor Edição, Melhor Mixagem de Som e Melhor Edição de Som.

2. Selma: Uma Luta pela Igualdade, dirigido por Ava DuVernay

Drama histórico dirigido por DuVernay e escrito por Paul Webb, que relembra a luta do Dr. Martin Luther King Jr. por direitos iguais de voto por meio de uma marcha épica realizada em 1965, que foi de Selma a Montgomery, no Alabama, Estados Unidos. 

A produção contou com a presença de Oprah Winfrey no papel de Annie Lee Cooper, e concorreu ao Oscar de Melhor Filme e Melhor Canção Original, vencendo apenas o último.

3. Lady Bird: A Hora de Voar, escrito e dirigido por Greta Gerwig

Lady Bird é uma comédia dramática lançada em 2017, sendo a estreia de Gerwig como roteirista solo e diretora. O longa conta a história do amadurecimento de uma estudante americana no último ano do ensino médio e seu relacionamento tenso com sua mãe, assim como sua relação com seus amigos e outros membros da família. 

Foi indicado aos Oscar de Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro Original e Melhor Diretor.

4. Julie & Julia, escrito e dirigido por Nora Ephron

Lançado em 2009, Julie & Julia é uma comédia romântica e biográfica que conta com Amy Adams e Meryl Streep no elenco. O longa acompanha dois momentos na história: o início de carreira da chef Julia Child, e o desafio da nova-iorquina Julie Powell, que pretende cozinhar em um ano todas as 524 receitas do livro da cozinheira. 

Em 2010, Streep foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz por sua interpretação de Child, mas infelizmente não levou o prêmio. Para quem curte este gênero, vale conferir outros trabalhos de Ephron, como Sintonia de amor, Mensagem para você e Um dia de louco.

5. Encontros e Desencontros, escrito e dirigido por Sophia Coppola

Esta comédia dramática lançada em 2003 traz Bill Murray e Scarlett Johansson como dois americanos em Tóquio que acabam se conhecendo em um hotel e formando uma amizade que os ajuda a passar pelos problemas que ambos estão enfrentando.

Foi o segundo longa dirigido por Coppola, e a tornou a terceira mulher a ser indicada para a categoria de Melhor Diretor durante o Oscar de 2004. Além disso, Encontros e Desencontros também concorreu a Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Roteiro Original, sendo o vencedor do último.


Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: