6 curiosidades fascinantes sobre o estado do Pará

17/04/2021 às 11:002 min de leitura

Conhecido por ser o segundo maior estado do Brasil, de área territorial maior do que toda a região sudeste do país, o Pará é um lugar rico em maravilhas naturais e culturais. O município de Altamira, por exemplo, é a maior cidade do estado e a quinta maior do mundo todo. Porém, nem todo mundo conhece a dimensão desse tesouro brasileiro.

Por isso, nós separamos uma lista com seis curiosidades fascinantes para você se maravilhar pelas terras paraenses!

1. Açaí

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Quem é que não ama uma boa tigela de açaí? O Pará é conhecido por ser a terra do açaí e também é onde se consome a versão mais pura possível da fruta. Entretanto, os paraenses preferem comê-lo sem tanto açúcar e junto de comidas salgadas, como peixe frito e farinha. 

2. Belém

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

A capital do Pará, Belém, possui uma população de cerca de 2 milhões de habitantes. Além disso, a cidade é composta por 39 ilhas que ocupam 65% de todo o território. Banhado pelo Rio Guamá e pela Baía do Guajará, o município preserva uma grande parte da arquitetura colonial portuguesa. 

3. Maniçoba

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Apesar de ser bastante diferente de uma feijoada, a maniçoba é considerada a versão paraense de um dos pratos mais típicos do Brasil. Ao invés de feijão, usa-se folhas de mandioca para a elaboração do alimento. As manivas, como são chamadas, são trituradas e usadas como acompanhamento para a carne de porco.

4. Tacacá

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

O que não falta no Pará é culinária boa. Um dos pratos mais famosos da região, o tacacá é também um prato bastante consumido entre os estados próximo. Sua receita consiste em um caldo feito da goma de mandioca e pimenta, que leva como acompanhamento camarão e jambu.

O jambu é uma erva típica da região e também usada na elaboração de cachaças por possuir substâncias que causam formigamento nos lábios.

5. Alter do Chão

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

No passado, o jornal The Guardian considerou a praia de Alter do Chão como sendo a mais bonita do Brasil. Localizada nas margens do Rio Tapajós, a região serve como lar para uma aldeia de pescadores, próximo ao município de Santarém. As agências de turismo dizem que o melhor mês para se viajar para lá é em agosto, quando o volume da água diminui e bancos de areia se formam no local.

6. Separação do Pará

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Em 2010, o estado do Pará quase se dividiu em duas partes. Naquela época, os paraenses foram as urnas para votar a criação de uma nova unidade federativa do Brasil, que seria chamada de Estado do Tapajós. 

Apesar de já ter até bandeira pronta, a proposta foi recusada pelos eleitores. Mesmo assim, os movimentos separatistas ainda têm certa força na região.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: