Seja o primeiro a compartilhar

Power Rangers: sabia que a ideia veio de um Ranger judeu?

Power Rangers é uma franquia norte-americana que começou em 1993 e se estende até atualmente. Seu criador, um excêntrico empresário israelense e titã da mídia, Haim Saban, passou quase uma década tentando vender a ideia do programa, e curiosamente acredita que só conseguiu ser bem-sucedido, em partes, por sua herança judaica.

A origem nipônica de Power Rangers

Como os aficionados por cultura japonesa provavelmente já sabem, o conceito do show não é original, sendo uma adaptação de elementos de uma franquia chamada Super Sentai, que pertence à Toei Company.

Os heróis mascarados americanos muitas vezes tiveram seus uniformes, monstros, robôs e até elementos das histórias "emprestados" da série do Japão, com a primeira temporada de Power Rangers utilizando até mesmo as cenas de ação de Super Sentai e as conectando com outras filmagens realizadas nos Estados Unidos.

Por mais que criar esta "colcha de retalhos" possa parecer trabalhoso, foi extremamente econômico e benéfico para Saban e a Toei, pois o israelense tinha acesso a um suprimento quase infinito de cenas de combate, e a empresa ganhava uma fonte de renda extra para utilizar em seus programas.

O mais interessante é que Haim se deparou com sua galinha dos ovos de ouro da forma mais aleatória possível: ele estava em uma viagem de negócios à Terra do Sol Nascente e acabou assistindo um episódio de Super Sentai, e se deu conta que com algumas edições e filmagens, poderia criar uma versão americana com baixo custo.

Além disso, o empresário se deu conta do potencial de marketing. Afinal, como todos os protagonistas usam máscaras, qualquer criança assistindo poderia se imaginar como parte da equipe, o que daria a chance de vender diversos brinquedos e outras mercadorias relacionadas.

O ranger judeu

Infelizmente, ninguém mais enxergava o mesmo potencial que Saban viu na série, e ele passou oito anos tentando vender sua ideia, mas sem sucesso. Porém, tudo mudou com a chegada da nova temporada do show japonês, que se chamava Kyoryu Sentai Zyuranger.

E como Zyuranger soava com Jew Ranger (ou Ranger Judeu em português), isso deu uma nova determinação para Haim, que ficou convencido que aquilo era um sinal de que conseguiria emplacar seu programa, porque ele era o tal Ranger Judeu!

Coincidência ou não, Saban conseguiu encontrar alguém que acreditou em seus planos naquele ano, e ele acabou se tornando bilionário com Power Rangers, ampliando ainda mais sua fortuna ao escrever a música tema do programa, que foi utilizada até 2020, na 27ª temporada da franquia.


Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER