Japão tem museu dedicado totalmente ao macarrão instantâneo

10/03/2021 às 08:002 min de leitura

O macarrão instantâneo é um dos alimentos mais tradicionais da culinária japonesa — e já tem muita história para contar, tanto que ganhou até um museu próprio no país.

O Cup Noodles Museum é uma instituição com duas unidades no país, em Yokohama e Ikeda, aberta para celebrar a trajetória e a variedade desse alimento. A escolha das cidades não é por acaso: foi em Ikeda, na prefeitura de Osaka, que o primeiro macarrão instantâneo foi criado.

Uma das paredes das exibições do museu (Fonte: Cup Noodles Museum/Reprodução)Uma das paredes das exibições do museu (Fonte: Cup Noodles Museum/Reprodução)

Boa parte do museu é dedicada à vida de Momofuku Ando, o empresário que fundou a Nissin Food Products, lançou marcas como o Cup Noodles e tido como o inventor do macarrão pré-cozido barato, vendido em um bloco sólido, de fácil preparo e tempero — mais conhecido no Brasil como o bom e velho miojo.

As exibições permanentes trazem  uma linha do tempo da evolução do alimento, com formatos variados e mudanças na receita ao longo do tempo, além de curiosidades a respeito da formação dessa indústria nacional que ganhou o mundo.

A recriação do local de nascimento do macarrão instantâneoA recriação do local de nascimento do macarrão instantâneo

Entre as alas históricas, há ainda uma recriação da pequena oficina em que o primeiro macarrão instantâneo do mundo, de sabor galinha, foi inventado em 1958 a partir de muitos experimentos de Ando.

O túnel de embalagens é uma sessão de nostalgia para quem viveu o período no JapãoO túnel de embalagens é uma sessão de nostalgia para quem viveu o período no Japão

A unidade de Ikeda ainda conta com um auditório para a exibição de vídeos históricos e informativos, além de um túnel decorado com mais de 800 embalagens lançadas nas últimas décadas.

Já a unidade de Yokohama é mais tecnológica, tendo até mesmo uma experiência virtual que coloca você na pele de um macarrão instantâneo "viajando" pelas diferentes etapas de fabricação.

Visitantes podem ainda participar de atividades interativas dentro do museu. O local abriga salas para você experimentar sabores exclusivos de determinadas regiões e até preparar um macarrão instantâneo do zero, com ingredientes escolhidos na hora pelos próprios consumidores.

Algumas atividades mantidas pelo museu incluem participar da fabricação do alimentoAlgumas atividades mantidas pelo museu incluem participar da fabricação do alimento

Por causa da pandemia da covid-19, o museu está com as atividades restritas e entrada liberada apenas mediante compra antecipada de ingressos.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: