5 vezes em que a Disney reciclou cenas de animações

27/06/2021 às 07:002 min de leitura

Nas primeiras décadas da produção cinematográfica, criar cenas e efeitos em obras de animação era um verdadeiro desafio, e muitos estúdios pagavam caro para conseguir retratar expressões, moldes e movimentos da forma mais "humanizada" possível. Como alternativa, empresas como a Disney buscavam opções mais em conta e que otimizassem o tempo de desenvolvimento dos longas, dando início a uma reciclagem em massa que certamente passou despercebida por muitos fãs e cinéfilos.

Veja abaixo alguns curiosos reaproveitamentos em animações de obras de Walt Disney e confira os moldes prontos da empresa que foram utilizados de forma recorrente no cinema.

1. Pinóquio / Alice no País das Maravilhas

(Fonte: Disney / Reprodução)(Fonte: Disney / Reprodução)

A história da “Morsa e o Carpinteiro”, narrada para Alice pelos irmãos Tweedle Dee e Tweedle Dum, conta com os mesmos animais e perspectiva de câmera utilizados em Pinóquio, porém com cores mais claras que evidenciam a paisagem submersa.

2. A Bela Adormecida / A Bela e a Fera

(Fonte: Disney / Reprodução)(Fonte: Disney / Reprodução)

Em 1991, os produtores da Disney reciclaram a cena do baile de A Bela Adormecida para recriar um dos momentos mais marcantes da história do cinema: a valsa da Bela e a Fera. Porém, o icônico instante traz uma evolução visual nítida, adaptando até mesmo uma espécie de "Ray Tracing" que faz brilhar o palco e o olhar do espectador.

3. Robin Hood e várias produções

Robin Hood pode ser considerado o maior "mistureba" da Disney, pois o longa reciclou cenas de vários filmes, como Mogli: O Menino Lobo, A Branca de Neve e os Sete Anões e Aristogatas. Felizmente, o resultado final foi bastante satisfatório, e a obra contou com belas cenas de movimentos, danças, expressões e outros eventos que se mostraram muito à frente de seu tempo.

4. Bambi / O Cão e a Raposa

(Fonte: Disney / Reprodução)(Fonte: Disney / Reprodução)

Assim como houve com Alice no País das Maravilhas e Pinóquio, O Cão e a Raposa, de 1981, reciclou cenas de Bambi, porém com algumas modificações de cores para se adaptarem melhor à atmosfera da obra. Esse reaproveitamento fica mais claro na cena em que as aves estão em perigo com seus filhotinhos, em ambos os filmes.

5. Mogli: O Menino Lobo / A Espada Era a Lei

(Fonte: Disney / Reprodução)(Fonte: Disney / Reprodução)

A Espada Era a Lei trouxe alguns detalhes importantes de obras como As Aventuras de Ichabod e Sr. Sapo e inspirou longas como A Princesa e o Sapo. Porém, o momento marcante em que Arthur e dois cães se abraçam é uma remodelagem total da cena em que Mogli passa a se dar bem com a alcateia, em Mogli: O Menino Lobo.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: