O papel dos personagens no ensino de idiomas online

Aqui no Duolingo, app educacional mais baixado do mundo, a motivação dos alunos é um dos nossos maiores objetivos, já que é essencial no aprendizado de uma nova língua. E uma das maneiras que encontramos para ajudá-los a passar mais tempo na plataforma (pois convenhamos que aprender um novo idioma não acontece do dia para a noite) foi apresentando personagens para acompanhar nossos 500 milhões de usuários ao redor do mundo e 30 milhões no Brasil.

Sabíamos que este elenco deveria ser diverso, divertido e complementar a nossa já existente mascote, a corujinha Duo. Demorou um ano e meio para que Bea, Lucy, Lin, Vikram, Eddy, Junior, Oscar, Zari e Lily fossem totalmente desenvolvidos, e queríamos que, além de fazer companhia e incentivar os alunos, eles tivessem um papel ativo na nossa missão de tornar o ensino de idiomas divertido. Afinal, a diversão é o nosso ingrediente secreto e ter personagens tão carismáticos e queridos deixa todo o processo mais leve e descontraído.

Já que a linguagem não é apenas global, mas profundamente enraizada na cultura, tínhamos a responsabilidade de destacar essas culturas - especialmente aquelas que são geralmente sub-representadas. Houve muito cuidado em garantir que os personagens fossem identificáveis em suas lutas e afeições, mas com a identidade carinhosamente similar a da Duo.

Para os personagens terem um impacto duradouro, nós teríamos que posicioná-los em lugares que os alunos passam a maior parte do seu tempo. Então - ao lado dos elementos de gamificação e da Inteligência Artificial, que proporciona uma experiência única para cada usuário - nosso elenco aparece nas lições, como se eles realmente estivessem falando as frases que aparecem durante os cursos, e nas "histórias" da plataforma, com diálogos sobre os mais variados assuntos. Além disso, eles comemoram os acertos e evolução dos usuários, o que é um incentivo extra para que possam atingir os seus objetivos.

  • Coluna escrita com colaboração de Greg Hartman

***

Analigia Martins é Diretora de Marketing no Brasil de Duolingo, a maior plataforma de aprendizado de idiomas do mundo e o aplicativo mais baixado na categoria de Educação no iTunes e no Google Play. Responsável por aumentar a notoriedade e o crescimento do Duolingo no Brasil, segundo maior mercado da empresa, a executiva tem 20 anos de experiência em marketing de serviços, especialmente na área de Educação no Brasil e Estados Unidos. Analigia é pós-graduada em Administração de Empresas pela Universidade de Harvard e Bacharel em Publicidade pela Fundação Cásper Líbero.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.