Qual a diferença entre queijo e manteiga?

02/07/2021 às 11:003 min de leitura

Já parou para pensar qual é a real diferença entre o queijo e a manteiga? Por mais que em aparência e sabor as coisas sejam bastantes distintas, ambos são laticínios e necessitam do leite como ingrediente principal de suas fórmulas. Entretanto, cada um possui um processo de fabricação bem distinto um do outro.

De maneira geral, fazer queijo exige um processo de coagulação enquanto a manteiga trabalha com um processo de separação. Além disso, a utilização de cada um desse alimentos no mundo da culinária varia muito entre si, com cada um servindo um propósito diferente por serem essencialmente coisas completamente diferentes.

Definição de queijo

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Para entendermos realmente qual a diferença entre o queijo e a manteiga, antes precisamos saber o que cada um deles é por definição. Então, comecemos pelo queijo, que nada mais é do que leite coalhado ou coagulado. Esse alimento pode ser feito de variados tipos de leite, incluindo os de vaca, cabras, camelos, renas e até ovelhas.

Atualmente, o queijo proveniente do leite de vaca é o mais encontrado no mercado pelo simples fato de ser o mais barato disponível. Tradicionalmente, alguns queijos utilizados nos dias de hoje, como a muçarela, vieram do leite de búfala. O sabor e a textura do queijo podem variar dependendo dos diferentes aditivos usados no processo de curadoria.

As categorias de sabor para cada queijo variam entre suave, médio, forte ou até mesmo extra forte. O cheddar, por exemplo, pode fazer parte de qualquer categoria entre médio e extra forte. Já a textura, por outro lado, varia entre macio, semi-macio e duro. Queijos macios costumam ter sabor mais suave e queijos duros sabor mais marcante.

Em suma, os queijos são usados na confecção de molhos ou para serem usados como ingredientes de uma receita. Esse é um alimento que mantem-se fresco por um bom tempo e alguns até mesmo melhoram quando envelhecem.

Definição de manteiga

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

O processo de produção da manteiga é a primeira coisa que deve ser notada na hora de diferenciar os dois produtos. Nesse caso, o leite é separado após o produto final estar pronto. Ou seja, toda a gordura do leite líquido é retirada e posteriormente misturada com caseína e proteína do leite.

A manteiga pode ser feita tanto com leite fermentado ou não fermentado e ocasionalmente pode ter sal adicionado em sua fórmula. Ao contrário dos queijos, o sabor das manteigas varia entre suave para salgado. Outras possibilidades de ingredientes adicionados à receita são alho e limão. 

Quanto aos tipos de manteiga, as variedades são menores do que as do queijo. São elas: manteiga com ou sem sal, cultivada, clarificada ou até mesmo versões veganas que substituem o leite de vaca por óleo de palma.

Na cozinha, a manteiga costuma ser utilizada dar mais sabor aos alimentos de uma receita, untar panelas ou como um acompanhamento para ser digerido no café da manhã.

Valor nutricional

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Quando paramos para analisar a tabela nutricional de cada um desses produtos, também podemos notar algumas diferenças significativas entre eles. Em geral, os queijos possuem uma quantidade menor de gordura e calorias em suas fórmulas, mas são ricos em minerais e vitaminas.

A manteiga é principalmente bastante gordurosa e tem um alto teor de calorias, até por isso é utilizada como um aditivo de gordura para diversos pratos na culinária mundial. Por outro lado, esse produto também contém alguns ácidos graxos saudáveis que ajudam na saúde da tireoide.

Para os nutricionistas, o consumo de queijo é mais agradável para uma dieta balanceada do que a manteiga, até porque é uma importante fonte de cálcio para os dentes e ossos. Ambos os produtos têm vitaminas e valores dietéticos, mas o queijo tem menos calorias e ajuda a reduzir o aparecimento de osteoporose.

Conclusão

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Agora que temos todas as informações necessárias sobre cada um desses produtos, podemos compreender como eles são originários de uma mesma fonte mas ainda assim adquirem particularidades bem diferentes durante o processo de produção. Vale ressaltar que ambos geram grande contribuição para a culinária universal e aparecem diariamente na mesa de consumidores por todos os cantos.

Portanto, quando for tentar explicar qual a diferença entre o queijo e a manteiga, lembre-se:

  • Ambos são laticínios;
  • Apesar de originarem do mesmo produto, o leite, eles passam por processos diferentes e com objetivos finais bastante distintos;
  • O queijo possui uma variedade muito maior de tipos, sabores e texturas;
  • Ambos são peças importantes na culinária mundial, mas cumprem papeis essencialmente diferentes na formulação de receitas;
  • Mesmo os dois possuindo uma grande quantidade de vitaminas e minerais, o queijo parece ser mais saudável na cadeia nutritiva por ser menos calórico e menos gorduroso. 



NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: