Seja o primeiro a compartilhar

Começou o censo anual dos cisnes da rainha Elizabeth II

Depois de uma pausa necessária devido à pandemia, o censo para a contagem anual dos cisnes da rainha Elizabeth II foi retomado na Inglaterra. O evento, batizado de Swan Upping, recomeçou na terça-feira, 20, no rio Tâmisa. O que parece mais um hábito curioso da realeza britânica é, na verdade, uma lei: todos os cisnes-brancos não identificados do país pertencem à coroa.

Realizada desde o século XII, originalmente a catalogação tinha como finalidade garantir que reis e rainhas sempre tivessem a quantidade de carne de cisne necessária para suas festas e banquetes. Com o passar dos séculos, as coisas mudaram e, atualmente, o objetivo da contagem é bem mais virtuoso do que colocar carne no prato dos nobres.

Preservação da espécie

De acordo com David Barber, líder da equipe de contadores e marcador oficial dos cisnes da Rainha Elizabeth II no rio Tâmisa, há uma preocupação crescente em relação à preservação desses pássaros na Inglaterra.

Censo visa proteger os cisnesCenso visa proteger os cisnes

Além de estarem sujeitos a ataques de cães e outros animais, a ação humana coloca em risco a existência da ave em algumas regiões. De acordo com Barber, a presença de um número crescente de pessoas nas margens dos rios perturba o comportamento dos bichos. Ele também chama atenção para o aumento da quantidade de cisnes mortos a tiros.

E como se isso não bastasse, essas majestosas aves ainda sofrem com a poluição e com equipamentos de pesca, sendo que muitas chegam a engolir anzóis, tendo uma morte trágica.

Também há quem queira fazer o bem. Segundo Barber, foi possível resgatar e evitar o sofrimento de várias aves durante a pandemia graças às pessoas que passavam pelo rio e alertavam as autoridades competentes quando viam algum cisne em apuros.

O Swan Upping, normalmente, tem duração de 5 dias e é realizado em um trecho específico do Tâmisa. No entanto, a contagem desse ano foi reduzida para 3 dias. A previsão é que a divulgação dos resultados ocorra no fim desta semana, já que a expectativa é que os trabalhos sejam encerrados na noite de quinta-feira, 22.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER