Começou o censo anual dos cisnes da rainha Elizabeth II

22/07/2021 às 11:002 min de leitura

Depois de uma pausa necessária devido à pandemia, o censo para a contagem anual dos cisnes da rainha Elizabeth II foi retomado na Inglaterra. O evento, batizado de Swan Upping, recomeçou na terça-feira, 20, no rio Tâmisa. O que parece mais um hábito curioso da realeza britânica é, na verdade, uma lei: todos os cisnes-brancos não identificados do país pertencem à coroa.

Realizada desde o século XII, originalmente a catalogação tinha como finalidade garantir que reis e rainhas sempre tivessem a quantidade de carne de cisne necessária para suas festas e banquetes. Com o passar dos séculos, as coisas mudaram e, atualmente, o objetivo da contagem é bem mais virtuoso do que colocar carne no prato dos nobres.

Preservação da espécie

De acordo com David Barber, líder da equipe de contadores e marcador oficial dos cisnes da Rainha Elizabeth II no rio Tâmisa, há uma preocupação crescente em relação à preservação desses pássaros na Inglaterra.

Censo visa proteger os cisnesCenso visa proteger os cisnes

Além de estarem sujeitos a ataques de cães e outros animais, a ação humana coloca em risco a existência da ave em algumas regiões. De acordo com Barber, a presença de um número crescente de pessoas nas margens dos rios perturba o comportamento dos bichos. Ele também chama atenção para o aumento da quantidade de cisnes mortos a tiros.

E como se isso não bastasse, essas majestosas aves ainda sofrem com a poluição e com equipamentos de pesca, sendo que muitas chegam a engolir anzóis, tendo uma morte trágica.

Também há quem queira fazer o bem. Segundo Barber, foi possível resgatar e evitar o sofrimento de várias aves durante a pandemia graças às pessoas que passavam pelo rio e alertavam as autoridades competentes quando viam algum cisne em apuros.

O Swan Upping, normalmente, tem duração de 5 dias e é realizado em um trecho específico do Tâmisa. No entanto, a contagem desse ano foi reduzida para 3 dias. A previsão é que a divulgação dos resultados ocorra no fim desta semana, já que a expectativa é que os trabalhos sejam encerrados na noite de quinta-feira, 22.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: