6 estátuas pelo mundo com histórias megacuriosas

02/10/2021 às 13:003 min de leitura

Estátuas servem para imortalizar momentos ou figuras importantes na história, representar a crença em algo maior ou celebrar uma grande conquista. Algumas delas se tornam enormes símbolos nos países onde foram erguidas e, consequentemente, viram pontos turísticos muito requisitados.

Entretanto, também há aquelas com histórias de construção muito inusitadas e é sobre isso que falaremos neste texto. Confira só uma lista de seis monumentos erguidos em decorrência de acontecimentos totalmente intrigantes.

1. Cristo Rei

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Durante a Segunda Guerra Mundial, Portugal pôde se manter na neutralidade por não ter recebido cobranças dos britânicos. Sua participação no conflito ocorreu apenas em 1944, quando os Estados Unidos estabeleceram uma base militar em Santa Maria. Em comemoração ao fato de ter sido poupado dos horrores da guerra, o país ergueu a estátua do Cristo Rei em 1959.

A ideia surgiu após o Cardeal Patriarca de Lisboa visitar o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e ficar encantado pela estátua brasileira. A versão portuguesa tem 109 metros de altura e também se ilumina durante a noite.

2. Confúcio do Monte Ni

(Fonte: Internet/Reprodução)(Fonte: Internet/Reprodução)

Confúcio é considerado até hoje um dos filósofos mais influentes de toda a China. Fundador do confucionismo, acreditava que os governantes precisavam demonstrar comportamento ético e liderar pelo exemplo. 

Tradicionalmente, acredita-se que o pensador teria nascido no Monte Ni, uma colina no sudeste de Shandong, onde teria sido abandonado pela mãe e cuidado por uma águia e um tigre. Por esse motivo, o governo chinês decidiu inaugurar uma estátua de Confúcio de 71 metros de altura no local. 

3. Monumento da Renascença Africana

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Em 2010, o presidente de Senegal, Abdoulaye Wade, inaugurou a estátua mais alta de toda a África: o Monumento da Renascença Africana. Com 48 metros de altura, a peça feita de bronze foi construída para ser um símbolo da liberdade africana e para incentivar os turistas a conhecer o país.

Oficialmente, o monumento celebra os 50 anos da Independência de Senegal. Entretanto, o custo de US$ 27 milhões para a construção da arte não pegou muito bem entre a população local, uma vez que a maior parte dos habitantes senegaleses vivem abaixo da linha de pobreza.

4. Sendai Daikannon

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Sendai Daikannon é uma estátua colossal que vigia a cidade de Sendai, no Japão. Em determinado momento, chegou a ser considerada a maior estátua do mundo, mas hoje permanece no 5° lugar, com 99 metros de altura. A escultura é uma representação de Kannon, deusa da misericórdia, que segura uma gema dos desejos em uma das mãos e um frasco de água na outra.

Os visitantes podem pegar um elevador até o topo da estátua e descer usando uma escada. Enquanto descem, eles cruzarão com 108 outras estátuas budistas que representam emoções e desejos.

5. Kelpies

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Os Kelpies são criaturas aquáticas metamorfas da lenda escocesa, que assombravam rios e apareciam para os humanos na forma de cavalos ou pôneis. "Reza a lenda" que qualquer pessoa que tentasse montá-los ficaria preso para a eternidade e seria levada ao fundo do mar para servir de alimento.

Em 2013, dois cavalos de 30 metros de altura foram erguidos entre as cidades de Falkirk e Grangemouth, na Escócia. A escultura, além de ser o maior monumento do país, também é considerada a maior estátua de um equino no mundo todo. 

6. Estátua da Unidade

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

A colossal Estátua da Unidade retrata o estadista indiano Vallabhbhai Patel e é considerada até hoje a maior estátua do mundo. Com 181 metros de altura, o monumento está localizado em Gujarat. De acordo com os construtores, a obra pode resistir a ventos de até 180 km/h e terremotos de até 6,5 pontos na escala Richter. 

Patel foi vice-primeiro-ministro e ministro da Casa Civil da Índia, homenageado por ser o responsável pela unificação do país. Dentro das pernas da estátua, existem elevadores que levam os turistas até o topo em 30 segundos. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: