7 iguarias feitas com sangue pelo mundo

07/11/2021 às 12:003 min de leitura

A máxima da gastronomia certamente é um dos ditados mais verdadeiros da humanidade: "gosto não se discute". Essa ideia, aliada ao desenvolvimento de diversos povos e tradições pelo planeta, reforça ainda mais a existência de iguarias que são extremamente deliciosas para alguns, mas nojentas e intragáveis para outros. Um desses exemplos são os pratos feitos com sangue de animais, que estranhamente se destacam entre renomadas e populares refeições em vários países.

Conheça abaixo alguns dos pratos feitos com sangue que são consumidos normalmente por nações e grupos específicos.

1. Leite de sangue, Quênia

(Fonte: Wired / Reprodução)(Fonte: Wired / Reprodução)

Consumido de forma ritualística pela tribo dos Massai, povo nativo do Quênia e da Tanzânia, o leite de sangue é uma das iguarias que integram o cardápio do café da manhã e pode ser misturado com geleia e/ou bebido cru, sem a adição de nada. O líquido é originário das jugulares do gado e retirado de forma meticulosa por meio de técnicas seculares que não sacrificam os animais.

2. Sanguinaccio dolce, Itália

(Fonte: Delicious Italy / Reprodução)(Fonte: Delicious Italy / Reprodução)

O sanguinaccio dolce é um prato doce que ganhou notoriedade na série Hannibal. Ele é uma mistura dos elementos tradicionais de um pudim — leite, chocolate, açúcar, farinha, baunilha, canela e passas — só que com sangue de porco. Apesar de soar estranho para quem nunca teve a oportunidade de experimentá-la, a refeição é enormemente apreciada nos Estados Unidos e na Europa, sendo um dos itens mais procurados em locais especializados no gênero alimentício.

3. Tofu de sangue, China

(Fonte: Wiktionary / Reprodução)(Fonte: Wiktionary / Reprodução)

A China é um dos países mais distintos em relação à gastronomia e ao cardápio, destacando-se com todo tipo de item "exótico". Um deles é o tofu escuro, refeição com uma textura bem diferente e feita com sangue de porco coagulado, que surge como uma contradição ao cardápio vegetariano, já que o tofu é um alimento voltado para pessoas que não se alimentam de comida quem tem origem animal. No país, a iguaria é servida junto de carnes, sopas e massas, sendo uma das opções mais versáteis da região.

4. Blodplättar, Suécia

(Fonte: Wikimedia Commons / Reprodução)(Fonte: Wikimedia Commons / Reprodução)

O blodplättar é uma panqueca tradicional da Suécia e adaptada em toda a Europa, sendo feita da mesma forma que a refeição convencional, mas conta com a adição de sangue batido no preparo. O prato é apenas um do grande portfólio de comidas feitas com sangue que são comuns na Suécia, já que os nativos normalmente se alimentam de sopa, pudim, bolinhos de batata e pão de sangue, além de outros.

5. Sorvete de sangue de porco, Estados Unidos

(Fonte: Today / Reprodução)(Fonte: Today / Reprodução)

Rico em nutrientes e minerais, o sorvete de sangue de porco é uma experiência culinária única nos Estados Unidos, sendo uma das principais alternativas para pessoas que são intolerantes a alimentos feitos com ovo, já que é preparado com um substituto de gemas. A refeição é um dos maiores destaques do Halloween no país, já que é servida com o nome “pudim de sangue do Drácula” e oferece uma alternativa comestível e assustadora para quem quer curtir a época do ano.

6. Hematogen, Rússia

(Fonte: Wikipedia / Reprodução)(Fonte: Wikipedia / Reprodução)

Produzido originalmente como uma refeição rápida para soldados na Segunda Guerra Mundial, o Hematogen é um suplemento alimentar que consiste em achocolatado e sangue de vaca, substituto da proteína de soro de leite encontrada nos doces convencionais vendidos em supermercados. O produto é comercializado amplamente na Rússia e propõe uma alternativa saudável para vários tipos de dieta, garantindo um alto teor de ferro que ajuda a prevenir a anemia e sustenta a contagem sanguínea em hemogramas de mulheres grávidas ou lactantes.

7. Sundae de sangue, Coreia do Sul

(Fonte: Today's Friend / Reprodução)(Fonte: Today's Friend / Reprodução)

Comida de rua comum na Coreia do Sul, o sundae de sangue é uma linguiça recheada preparada a partir do cozimento de intestinos de vaca ou porco para, em seguida, adicionar sangue, pedaços de fígado e pulmão. Longe de ser um sorvete ou um doce agradável, o sundae só é comestível se combinado com carne, arroz, vegetais e guarnições.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: