Conheça a ilha mais remota do mundo (que você não vai querer visitar)

05/11/2021 às 13:003 min de leitura

Mesmo que você, leitor, seja um grande aventureiro — que já desbravou trilhas, rios e florestas — eu duvido muito que você queira conhecer a ilha mais remota do mundo. Esse texto já vai te contar tudo que você precisa conhecer sobre ela e porque não é uma boa ideia visitá-la.

A Ilha Bouvet está no extremo sul do Oceano Atlântico, mas pertence à Noruega, sendo um dos únicos territórios ultramarinos do país nórdico. Porém, ninguém mora lá — e dificilmente poderia. Isso porque, dos 49 km2 de Bouvet, 93% é coberto por geleiras e as únicas partes sem gelo são montanhas, onde rolam avalanches. Não existem árvores ou plantas, somente fungos e muitos pinguins — que usam a ilha para acasalar. 

Até aí tudo bem, a Antártica também é coberta de gelo, quase não tem vida e pessoas moram lá. Mas são pesquisadores ou exploradores, que ficam lá por um tempo e voltam pra morar de verdade em outros lugares menos inóspitos. Só que a Antártica é um continente com muitas coisas interessantes para a ciência — diferente de Bouvet, que é uma ilha pequena no meio do nada. Uma ilha coberta gelo e só.

Além de tudo, é bem difícil botar os pés em Bouvet, já que toda a costa é formada por geleiras bem altas e não há praia para atracar. Tem que escalar pra "subir" na ilha.

Pra chegar em Bouvet, tem que escalar todo esse gelo. Vamos? (Imagem: Wikimedia Commons)Pra chegar em Bouvet, tem que escalar todo esse gelo. Vamos? (Imagem: Wikimedia Commons)

Uma ilha pequena no meio do nada

Como dito, a Ilha Bouvet tem 49 km2. Isso é maior do que, por exemplo, a Ilha do Campeche em Florianópolis, que tem cerca de 35 km2... Só que a Ilha do Campeche fica do lado de outra ilha maior, onde está a capital de Santa Catarina. Essa ilha tem 424 km2, quase nove vezes a área de Bouvet, e lá vivem quase 500 mil pessoas. 

Já Bouvet é a ilha mais afastada de qualquer outro pedaço de terra no mundo. O que está mais próximo dela, 1.700 quilômetros ao sul é a Antártica – onde, como dissemos, só vivem de mil a cinco mil pesquisadores. Se navegarmos 1.600 km para o norte, há a Ilha Gough, que pertence ao Império Britânico, mas ninguém vive lá. A 1.900 km na direção oeste, há a Ilha Sandwich do Sul. Apesar do nome legal, ela também é desabitada. 

O local permanentemente habitado mais próximo da Ilha Bouvet é Tristan da Cunha, a 2.250 km. 250 pessoas vivem nesse território ultramarino britânico. Para chegar num lugar realmente povoado, você teria que ir até a África do Sul, a 2.400 km. 

Então assim... Não tem como ser mais isolado do que esse lugar. Se você chegasse Bouvet (o que é bem difícil), você seria a única pessoa num raio de 2 mil km. Um círculo com 2 mil km de raio é maior que a Europa inteira, com seus 750 milhões de pessoas.

Tá tudo branquinho no mapa porque é tudo coberto de gelo mesmo (Imagem: Wikimedia Commons)Tá tudo branquinho no mapa porque é tudo coberto de gelo mesmo (Imagem: Wikimedia Commons)

Uma ilha que a Noruega quis para si

A Ilha Bouvet é tão isolada, mas tão isolada, que o primeiro registro de um ser humano que a avistou é de 1739. Foram franceses, que nem pisaram nela. Foi apenas em 1825 que um grupo de exploradores britânicos pisou em Bouvet e disse que aquilo era território britânico. Afinal, o pessoal não podia ver uma terra que já queria conquistar, naquela época. 

Porém a ilha era tão desprestigiada, que ninguém lembrou dessa conquista. Mais de 100 anos depois, em 1927, noruegueses visitaram Bouvet, também fincaram uma bandeira e falaram que aquela terra era deles. O Império Britânico até reclamou, mas viu que não tinha porque brigar por aquilo. Então, pouco tempo depois, cedeu a ilha para a Noruega. Tó, é seu.

Desde 1971, Bouvet e as águas ao seu redor são consideradas reserva natural pela Noruega. Então nem dá para chegar muito perto sem autorização do governo. Muito de vez em quando, eles mandam uma expedição para lá, que fica só por algum tempo. A próxima está marcada para 2022. 

Ainda assim, estima-se que somente 100 seres humanos pisaram em Bouvet ao longo de toda a história. Não é que 100 pessoas vivem lá — só 100 pessoas estiveram lá! Para você ter ideia, 566 pessoas já foram ao espaço (contando Jeff Bezos). Se existe um lugar no mundo para você se esconder, não há lugar melhor do que a Ilha Bouvet. Isso que é isolamento!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: