6 técnicas infalíveis para remover manchas de shoyu

Sobretudo para quem ama uma boa comida japonesa, o shoyu acaba sendo um molho indispensável para deixar tudo mais delicioso. O problema é que pode ser bastante fácil fazer sujeira quando se come usando os hashis — os tradicionais "palitinhos" —, além de que o molho de soja costuma deixar marcas em tecidos.

Então, como fazer para que roupas, tapetes, toalhas e carpetes não fiquem manchados para sempre? Para te ajudar nesse problema, nós separamos seis técnicas bastante efetivas que podem ser usadas nesse tipo de situação. Veja só como deixar tudo limpinho em um instante!

1. Tiras de nabo

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Poucas situações são tão incômodas quanto a de se sujar quando se está fora de casa e não há como se limpar. Apenas o pensamento de ter que ficar com a roupa manchada pode ser bastante chato. Então, o que fazer caso você tenha derrubado um pouco de shoyu na sua roupa enquanto ainda vai permanecer no restaurante?

Nesse caso, você pode pedir gentilmente ao garçom para trazer um pouco de nabo em tirinhas para a sua mesa. Caso ele consiga atender ao seu pedido, pegue o nabo e esfregue-o no local manchado. Isso provavelmente será o suficiente para fazer que a mancha desapareça por completo.

2. Água gelada

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Uma etapa simples que também costuma ajudar na prevenção contra manchas de shoyu é aplicar um pouco de água gelada na parte contrária do tecido que foi afetado. Para isso, é importante que você não demore muito tempo para fazer isso, pois é preciso evitar que o produto seque, porque assim a mancha fica mais difícil de sair.

Ao aplicar água gelada, talvez você consiga aliviar a situação da sujeira por pelo menos um certo período e deixá-la mais discreta ou quase impossível de enxergar. Então, você pode combinar esse método com outros da lista para aumentar a eficácia.

3. Água e limão

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

O limão costuma ser um importante agente de limpeza, e o mesmo vale na hora de lidar com as manchas do molho de soja. Em uma tigela, misture um pouco do suco da fruta com água quente e algumas gotas do seu detergente neutro de preferência. Depois, aplique essa mistura sobre a mancha com a ajuda de algum pano limpo.

Ao fim do processo, é recomendado que você coloque sua roupa para lavar como de costume. Nesse caso, é essencial que você coloque a peça para secar na sombra, porque o contato do limão com o sol pode causar uma reação química e criar ainda mais manchas.

4. Deixar de molho

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Caso a mancha já tenha secado e tudo pareça perdido, lembre-se de deixar sua roupa de molho antes de levá-la para a máquina. Então, encha um balde com água e sabão e depois deixe o tecido parado ali dentro entre 20 e 30 minutos. Isso fará a mancha de shoyu amolecer e sair normalmente durante o processo de lavagem.

5. Limpando o carpete

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Caso o shoyu tenha caído no chão, você pode limpar a sujeira usando 500 ml de água e 1 colher de detergente neutro. Misture os 2 itens da lista e aplique-os na parte afetada do carpete. Com um pano limpo, dê pequenos tapas na parte úmida para absorver a sujeira.

Evite esfregar muito, isso pode só acabar espalhando a mancha para outras partes.

6. Amônia

(Fonte: Internet/Reprodução)(Fonte: Internet/Reprodução)

Se você tiver um pouco de amônia em casa, pode usar esse químico para acabar com as manchas. Para isso, misture uma colher da substância com 125 ml de água e aplique-as na região afetada com um pano. Depois, peque outro pano limpo e utilize-o para secar a parte anteriormente manchada. Mas tome cuidado! Amônia é uma substância muito forte e a utilização de materiais de proteção para evitar intoxicação é recomendada.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.