Como a Rapunzel fazia para trançar o cabelo e deixá-lo curto?

11/11/2021 às 02:002 min de leitura

A história de Rapunzel é um dos contos infantis mais populares no planeta inteiro e já virou enredo de algumas animações no cinema. Com seus longos cachos dourados capazes de ultrapassar a altura da torre onde permaneceu trancafiada sua juventude inteira, Rapunzel foi obrigada a ter uma vida infeliz até se deparar com o amor da sua vida.

Mas se você já viu o filme Enrolados (2010), provavelmente ficou impressionado com a cena em que a menina aparece com seus enormes cabelos presos em uma trança mais ou menos do tamanho do seu corpo. Afinal, será que realmente seria possível realizar tal feito? Caso Rapunzel existisse na vida real, ela conseguiria encurtar seus cachos sem cortá-los? Saiba mais desse tema!

Técnica circense

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Embora a história de Rapunzel seja fictícia e criada pelos Irmãos Grimm em 1815, as versões mais atuais do conto sofreram algumas adaptações. Portanto, tudo o que se passa no filme Enrolados provavelmente também foi inspirado em outras referências do mundo cultural mais recente.

Sendo assim, podemos suspeitar que o roteirista Dan Fogelman tenha-se inspirado um pouco nas práticas circenses para desenvolver o novo visual da princesa. "Mas o que uma coisa tem a ver com a outra?", você pode estar se perguntando. E a resposta é bastante simples: basta prestarmos atenção na arte sobre panos.

A acrobacia sobre tecidos é uma prática relativamente nova no circo, tendo sido veiculada pela 1ª vez na imprensa somente em 1995 durante uma exibição do notório Cirque Du Soleil. A atividade, também chamada de tecido circense, envolve uma série de manobras de bailarinas enroladas em uma enorme fita fina estendida no teto do picadeiro — de onde poderíamos aprender a dar o nó da Rapunzel.

Trançando os fios

Seja para realizar as acrobacias, seja simplesmente para guardar os tecidos, os artistas circenses precisam saber a forma exata de amarrá-los. Como os panos têm comprimentos exagerados, é preciso encontrar a melhor maneira de prendê-los de forma que ocupem menos espaço e não sejam danificados ou embolados.

Por conta disso, existe uma técnica específica para trançar os fios, que é bastante diferente do que normalmente é feito no cabelo das pessoas nos salões de beleza. Nesse caso, as artistas costumam dar uma volta com o pano ao redor do braço e depois passar a ponta que sobrou por esse espaçamento.

Esse processo é feito repetidas vezes até que tudo fique no lugar. Prestando bem atenção, seria quase como realizar um laço naval em um fio. E o quanto essa prática é recomendada para ser feita no cabelo de uma pessoa? Pois bem, se o seu cabelo tiver muitos metros de comprimento, como acontece com a Rapunzel, acho que você não terá muito o que perder, certo? Pelo menos no filme deu tudo certo.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: