Ciência
10/12/2021 às 09:30•2 min de leitura
Ninguém se casa esperando um dia se ver livre da pessoa amada com quem dividiu o altar (ou ao menos não deveria). Entretanto, a vida não é tão simples assim e problemas conjugais podem acontecer no meio do caminho. Pense, então, no seguinte cenário: no meio do caminho, você acabou descobrindo um segredo inacreditável sobre o seu parceiro e isso tornou a relação insustentável. O que fazer agora?
É possível pedir anulação de casamento para todo tipo de caso ou a única maneira é por meio do divórcio? Por serem dois processos completamente diferentes, isso pode despertar uma série de dúvidas nas pessoas e até mesmo em alguns advogados. Pensando nisso, nós listamos, a seguir, algumas informações para te ajudar nessa etapa.
(Fonte: Shutterstock)
Términos em relações são comuns na sociedade, porém cada caso deve ser analisado separadamente. Em situações em que algo muito grave aconteceu na vida do casal, a anulação do casamento se torna uma possibilidade. A principal diferença nessa situação é que não apenas retoma o status de "solteiro", mas também, por meio jurídico, é possível fazer como se o matrimônio nunca tivesse existido.
É justamente por esse motivo que nem todo caso é apto à anulação. Segundo o artigo 1.550 do Código Civil, que rege o tema, um casamento pode ser anulado nas seguintes situações:
Porém, a maior parte das anulações envolvem o chamado "erro essencial", que está previsto no Código Civil no artigo 219, que se enquadra neste tipo de situação:
(Fonte: Shutterstock)
Os advogados precisam estar atentos não só ao que pode ser caracterizado como passivo da anulação de casamento, mas também sobre o prazo limite para ingressar com uma ação na justiça. Após o período determinado, o pedido de anulação se torna impossível.
De acordo com a legislação vigente no Brasil, os prazos praticados atualmente são esses:
Portanto, é preciso estar de acordo em relação a qual categoria o matrimônio se encaixa para poder seguir os protocolos de anulação. Caso a data tenha sido extrapolada, esse processo se torna impraticável, e o divórcio se torna a melhor alternativa para as partes envolvidas.