Mito ou verdade? Yowie, o Pé-Grande australiano

12/01/2022 às 04:002 min de leitura

Você já deve ter ouvido falar do Pé-Grande, seja lendo textos em algum site, seja em filmes, seja em desenhos. Mas e o Yowie, você conhece? Esse seria um mamífero imenso, muito semelhante a um macaco, com pelos castanho-alaranjados, que viveria escondido na região do Outback australiano — uma espécie de deserto que cobre boa parte do país e não o restaurante, que fique claro.

Disse "seria" porque se trata de uma antiga lenda aborígene, sem nenhuma comprovação científica sobre sua existência. Contudo, abundam relatos desde o século XIX sobre sua presença em território australiano e existem hipóteses de que sua história seria mais antiga.

Homem cabeludo? Um enorme macaco? Apenas uma lenda?

A dificuldade em transpor Yowie de uma lenda para realidade esbarra nas diferentes formas de descrever essa criatura, por vezes chamada de "homem cabeludo da floresta". Há relatos de que o Yowie seria gigante, atingindo cerca de 3 metros de altura, enquanto outros afirmam que ele não ultrapassaria 1 metro e meio.

(Fonte: The Courrier Mail)(Fonte: The Courrier Mail)

Um documentário da década de 1880 afirma que o naturalista Henry James McCooey teria avistado Yowie em New South Wales. Porém, a descrição do indivíduo é diferente da maioria dos relatos, descrevendo um ser baixo, sem cauda e coberto por cabelos pretos muito compridos.

A tribo aborígene Kuku Yalanji é um dos grupos que sustenta que o Yowie não seria uma lenda. De acordo com eles, teriam convivido com os Yowies por longo período. Ainda segundo a lenda, os seres seriam tímidos, ainda que possam se tornar agressivos e violentos caso se sintam ameaçados.

Pinturas encontradas nas cavernas aborígenes retratam algumas criaturas altas e peludas ao lado de humanos. Para as pessoas que acreditam na veracidade da lenda, esse seria um grande indício de que os Yowie não apenas existiram, mas como poderiam ter sido um dos primeiros hominínios na região do Outback australiano.

Encontros modernos com o Yowie

Fonte: Lad BibleFonte: Lad Bible

Para alimentar ainda mais o burburinho em torno da lenda do Yowie, dezembro de 2021 ficou marcado por mais um relato contemporâneo de sua aparição. Três homens em Queensland afirmam que no dia 4 do mês de dezembro ficaram frente a frente com um indivíduo da espécie. Nos relatos dos três homens a sites de notícias, eles afirmam que inicialmente consideraram a possibilidade de se tratar de um animal grande, como um javali, até que, ao se aproximarem, notaram as características simiescas. Com a proximidade dos homens, o ser teria fugido.

A divulgação desse suposto encontro deixou a população intrigada, encorajando que pessoas estabelecessem grupos de busca, com objetivo de encontrar o Yowie. Até o presente momento, nenhum foi encontrado.

Provas não tão provas assim

(Fonte: Aventuras na História)(Fonte: Aventuras na História)

Sem uma comprovação científica ou imagens que possam ser aferidas, fica difícil determinar se o Yowie existe e se as lendas são verdadeiras. Contudo, há gente que garante já ter cruzado com um. O caçador Steve Piper, em um filme dos anos 2000, registrou, a distância, o que afirmou ser o mítico ser australiano.

Já em 2021, Jason Heal foi outro caçador de Yowies que afirmou ter provas da existência do ser mitológico. Desde 2012, Heal tem um catálogo de gravações em áudio e vídeo do que seria a misteriosa figura mitológica, mas todas muito semelhantes à de Steve Piper, o que dá margens a muitas teorias, porém, a poucas provas. E aí, você acredita?

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: