Ciência
11/02/2022 às 09:30•2 min de leitura
Você é do tipo de pessoa que detesta seguir a programação tradicional de turismo quando viaja para outro lugar? Ao redor do mundo, diversas das experiências mais divertidas e curiosas estão em localizações que fogem do trajeto comum adotado pelos guias turísticos. Exemplos disso são as criptas e catacumbas que escondem no subterrâneo das cidades.
As Catacumbas de Paris e a necrópole escondida sob a Basílica do Vaticano são as mais famosas desse gênero. Entretanto, os Estados Unidos são um país com uma enorme variedade de coisas nesse segmento. Então, se você pretende ir para a América do Norte, conheça a história de algumas criptas e catacumbas que você poderá explorar se tiver vontade!
Leia também: 6 golpes de viagem mais comuns contra turistas
(Fonte: Internet/Reprodução)
Para quem gosta de uma aventura mais assustadora, a cidade de Nova York pode ser o lugar perfeito. A Catedral de St. Patrick's, localizada na Rua Mulberry, possui o único cemitério católico romano ativo em Manhattan em seu subterrâneo. Cerca de 200 pessoas estão enterradas ali.
A catedral em si era a maior dos Estados Unidos quando foi concluída em 1815, e continua chamando atenção de pessoas até hoje. Os visitantes podem descer até o porão do edifício com uma "vela" de LED e explorar o lugar. Você não verá nenhum osso visível, mas verá corredores alinhados com abóbadas ornamentadas e habitantes notáveis.
(Fonte: Indiana Landmarks/Divulgação)
Em 1886, a cidade de Indianápolis construiu dois prédios públicos na Market Street projetados pelo arquiteto Dietrich Bohlen: Mercado da Cidade e Tomlinson Hall. O primeiro segue sendo uma parte importante do município até hoje, mas o segundo desapareceu em um incêndio em janeiro de 1958.
Atualmente, apenas o que sobra desse espaço são suas catacumbas, que podem ser visitadas pelo público. O lugar não abriga corpos de pessoas, mas possui uma estrutura incrível com arcos abobadados de tijolos. Vale a pena a visita se tiver chance!
(Fonte: Internet/Reprodução)
Waterbury, em Connecticut, possui um "parque temático" religioso que pode trazer arrepios aos seus visitantes. O espaço foi inaugurado em 1955, mas foi fechado logo em 1984 e terminou sendo muito vandalizado. Além disso, essa região também testemunhou o estupro e morte de uma garota de 16 anos em 2010.
Em 2014, entretanto, o parque foi comprado por uma instituição sem fins lucrativos e aberto para que visitantes pudessem explorar as ruínas do terreno. Além disso, os turistas poderão ir até o subsolo do terreno para olhar de perto o que um dia foi chamado de "Catacumbas: Uma História da Igreja". Porém, não é muito recomendável fazer esse passeio durante a noite!
(Fonte: Internet/Reprodução)
Quem deseja desbravar as catacumbas de Columbia não encontrará ingressos para tal aventura. Entretanto, quem for corajoso o suficiente pode caminhar pelos túneis secretos da cidade por conta própria. O motivo pelo qual eles existem? Ninguém sabe dizer.
Construídos nos anos 1800, os túneis possuem estrutura feita com arcos de tijolos elaborados, pisos de cipreste e muitas outras coisas impressionantes. Até agora, nenhum corpo foi encontrado no local, mas os túneis são extremamente longos para serem vistos todos de uma só vez.
(Fonte: Boston Globe)
A Igreja de Old North é um verdadeiro marco para a cidade de Boston e abriga uma cripta bastante elaborada em seu subsolo, com bastante espaço para que pessoas mortas nos dias de hoje ainda sejam enterradas lá — sem contar no preço agradável para esse tipo de sepultamento.
Atualmente, existem cerca de 1,1 mil "túmulos" no local. O tour da cripta é bastante escuro e empoeirado, mas fornece uma experiência única. Por exemplo, você poderá ver um cofre aberto com um caixão do século XVIII ainda intacto.