7 anúncios publicitários criativos que mudarão sua cabeça

15/02/2022 às 06:303 min de leitura

Você já se perguntou qual é o papel do publicitário no mundo? Além da missão profissional de encontrar formas para anunciar um produto, quem trabalha nessa área precisa usar toda a sua criatividade para se comunicar com diversos públicos — e isso pode envolver algumas mensagens bem sérias.

Publicidade também pode significar espalhar um recado importante sobre o mundo e o futuro da humanidade. Pensando nisso, nós fizemos uma lista com sete anúncios publicitários que atingiram o ápice da criatividade para trazer uma mensagem importante para as pessoas. Veja só!

1. Poluição dos oceanos

(Fonte: Internet/Reprodução)(Fonte: JWT, Dubai/Reprodução)

Se você é um amante de comida japonesa, já parou para pensar o que aconteceria se a poluição do oceano passasse a afetar uma das suas refeições favoritas? É esse recado que esse anúncio publicitário tenta passar para as pessoas por meio da frase "O que vai, volta. Mantenha os oceanos limpos".

Somado a esse recado, percebemos peças de sushi embrulhadas em sacos de lixo e plásticos em geral. Nada agradável, né?

2. Câncer animal

(Fonte: Internet/Reprodução)(Fonte: FCB/Briarcliff Animal Hospital/Reprodução)

Poucas pessoas pensam a respeito, mas o ato de fumar também é prejudicial aos nossos animais de estimação. Pensando nisso, o hospital de animais Briarcliff Manor decidiu lançar a campanha "Fumar é Crueldade Animal". Segundo o anúncio publicitário, cães e gatos têm duas vezes mais chances de desenvolver câncer se o dono for fumante. 

3. Fumaça de escapamento

(Fonte: Internet/Reprodução)(Fonte: JWT, Atlanta/Reprodução)

O ato de fumar costuma ser um dos assuntos mais ressaltados em peças publicitárias de conscientização, e maneiras criativas de falar sobre isso não faltam por aí. Um exemplo claro disso é essa campanha lançada nos Estados Unidos, que compara essa ação com um escapamento de um carro.

O anúncio com a frase "O que nós vemos enquanto você fuma" foi feito para chocar os fumantes norte-americanos. 

4. Poluição

(Fonte: Internet/Reprodução)(Fonte: Internet/Reprodução)

Pela frase "A poluição do ar mata 60 mil pessoas por ano" desse anúncio publicitário traça um comparativo entre as chaminés industriais e o cano de uma arma. Afinal, por que não retratar de forma mais gráfica os prejuízos que a poluição do ar está causando nas populações internacionais? Dessa forma, esse é mais um jeito criativo de convocar as pessoas a tomar uma atitude sobre o tema.

5. Desmatamento

(Fonte: Internet/Reprodução)(Fonte: TBWA, Paris/Reprodução)

A destruição do meio ambiente é outro tópico que costuma ser tema central de diversas peças publicitárias, sobretudo de organizações não governamentais (ONGs) como a WWF.

Na campanha "Antes que seja tarde", a instituição de conservação, investigação e recuperação ambiental convida as pessoas a pensar nas florestas como o "pulmão do mundo". Logo, o desmatamento seria o equivalente a destruir um dos órgãos essenciais para a nossa sobrevivência — o que tem acontecido gradativamente.

6. Violência infantil

(Fonte: Internet/Reprodução)(Fonte: ONG Amigos For Kids/Reprodução)

A ONG Amigos For Kids surgiu com um aviso importante para os pais de plantão "cintos devem ser vestidos, e não temidos". Esse é um anúncio publicitário que retrata algo que já foi uma realidade muito maior no cotidiano das famílias: agressões recorrentes feitas pelos pais disfarçadas de "ensinamentos". Por isso, essa campanha destaca que não se deve haver desculpas para que o abuso infantil continue existindo. 

7. Voluntariado

(Fonte: Internet/Reprodução)(Fonte: Crisis Relief Singapore/Reprodução)

"Likes não estão ajudando. Seja um voluntário, salve vidas", é assim que começa o recado trazido pela Crisis Relief Singapore (CRS), uma instituição sem fins lucrativos de Singapura. 

Na foto, podemos ver uma imagem chocante de uma criança agonizando nos braços da mãe enquanto as pessoas ao seu redor reagem apenas com o tradicional gesto do dedão erguido — referência aos sinais de "curtidas" nas redes sociais. Assim, a CRS convocou mais pessoas a trazerem seus protestos para o mundo real, onde terão mais força. 

FCB
FCB
FCB
FCB
Briarcliff Animal Hospital

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: