Como se tornar melhor em tomar decisões?

21/02/2022 às 13:002 min de leitura

Você é do tipo de pessoa que simplesmente detesta tomar decisões ou até mesmo que pensa no livre arbítrio como uma maldição em sua vida? Decidir o que comer, para onde ir no final de semana, como contar uma situação difícil para um amigo e tantas coisas mais fazem parte da nossa existência e precisamos aprender a lidar com isso.

Por esse motivo, desenvolver habilidades de tomada de decisão são essenciais para controlar as coisas que acontecem ao seu redor e ter uma vida mais feliz. Mas como executar isso da maneira menos "dolorosa" possível? Pensando nisso, nos próximos parágrafos nós abordaremos alguns conselhos que te ajudarão nessa jornada. Olha só!

Pesando opções

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Tomar decisões pode ser tão difícil principalmente porque temos dificuldade em pesar nossas opções. Isso acontece pelo fato de calcularmos a probabilidade de algo acontecer conosco baseado no quanto isso já aconteceu ou não com as pessoas que conhecemos ou sobre como isso é noticiado pela imprensa.

Além disso, possuímos a tendência de optar pelas rotas de recompensa rápida do que aquelas que exigem mais tempo e paciência — por isso é mais fácil se entupir de hambúrguer do que fazer seis meses de academia. No fim das contas, acabamos precisando tomar decisões diversas vezes durante o dia e isso pode gerar uma pressão muito grande em um indivíduo.

Mas não é preciso entrar em desespero. Vale lembrar que nenhum desafio imposto pela vida é intransponível e podemos encontrar formas mais eficientes de superá-los, sobretudo se tivermos um pequeno empurrãozinho.

Concentre-se no que quer

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Decidir sobre alguma coisa é realmente muito mais difícil quando não fazemos ideia sobre o que queremos na vida. Por esse motivo, é preciso ter em mente quais são os seus objetivos para o futuro para acabar não se perdendo no meio do caminho. Questiona-se sempre: "onde eu quero chegar seguindo esse caminho?"

Isso pode se aplicar até mesmo nas suas pequenas decisões, como decidir se irá ficar em casa ou sairá para jantar com os amigos. Ou então, isso poderá te ajudar a pesar quais daquelas duas propostas de trabalho será mais satisfatória para o seu futuro e te ajudará a alcançar seus sonhos.

Não procrastine

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Deixar suas decisões importantes para depois só servirá para te deixar mais ansioso. Logo, vale a pena tomar um tempo com antecedência para determinar até onde você pode ir. Um simples exemplo disso é a tradicional "lista de mercado", que te ajuda a ter programado tudo o que você precisa antes mesmo de sair de casa.

O mesmo vale sobre pensar a respeito do quanto você está disposto a gastar antes de sair com os amigos ou sobre usar proteção na hora de uma relação sexual. Considerar todas as hipóteses nunca é demais. Além disso, busque um equilíbrio entre razão e emoção para atingir a felicidade, pois quem busca apenas uma dessas partes tende a se sentir insatisfeito.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: