6 dos geógrafos mais famosos de todos os tempos

24/02/2022 às 13:182 min de leitura

Você sabe dizer o que um geógrafo faz? Esses cientistas se aventuram no mundo da geografia para se aprofundar nas inter-relações entre a sociedade humana e o meio ambiente. Por esse motivo, existem duas áreas de estudo dentro desse segmento: geografia física e geografia humana.

Enquanto os geografia humana observa os reflexos de nossas sociedades e movimentos sociais, os geógrafos físicos estudam o ambiente natural e como ele vem se transformando ao longo das décadas. Veja só seis geógrafos que entraram para a história como os melhores da profissão!

1. Carl Ritter

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Nascido em 7 de agosto de 1779, o geógrafo alemão Carl Ritter é considerado uma peça fundamental para a geografia moderna. Muito do que Ritter fez na carreira é considerado menos significativo para alguns pensadores, uma vez que baseou muitos de seus estudos nas observações dos outros.

Mesmo assim, acabou influenciando vários geógrafos na Alemanha e trouxe uma nova perspectiva histórica sobre a profissão. Seu maior trabalho é considerado a mais extensa literatura geográfica de um único autor.

2. Alexander Von Humboldt

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Assim como Ritter, Alexander Von Humboldt foi extremamente relevante para a geografia moderna. Ele era um explorador e naturalista conhecido por ser um grande defensor da filosofia e das ciências românticas. Por ter muitos trabalhos no campo da botânica, é conhecido como fundador da biogeografia.

Entre todos os pensadores que Von Humboldt influenciou, lá estava Charles Darwin, que passou a descrevê-lo como um grande viajante e figura importante.

3. Ellen Churchill Semple

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Ellen Churchill Semple estudou história por muito tempo em sua vida, mas acabou se apaixonando pela geografia durante uma viagem à Inglaterra. Nascida no dia 8 de janeiro de 1863 nos Estados Unidos, tornou-se a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente da Associação de Geógrafos Americanos.

Promoveu a teoria de que a cultura e a história humana eram determinadas pelo ambiente físico, que gerou muita controvérsia no passado entre mentes antideterministas.  

4. Claudio Ptolomeu

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Na época do Império Romano, Ptolomeu se posicionou como um dos maiores geógrafos na história. Entre os anos 100 d.C. e 170 d.C., escreveu obras que falam sobre os planos para mapear o planeta e a grande dificuldade que é conseguir realizar esse mapeamento. 

A noção de latitude e longitude é atribuída a Ptolomeu e é reconhecido por ter mapeado milhares de lugares quando essa não era uma atividade muito comum na sua época, mesmo entre os povos mais educados.

5. Yi-Fu Tuan

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Yi-Fu Tuan é um geógrafo sino-americano, tendo estudado em escolas chinesas, filipinas e australianas. Nasceu em 5 de dezembro de 1930 e é famoso por ser pioneiro em vários dos pensamentos da geografia humanística, sendo inclusive um dos criadores desse ramo.

Por esse motivo, foi um dos primeiros a unir os conceitos de geografia com outras ciências, como filosofia, arte, psicologia e até mesmo religião. Assim, baseou muitos de seus trabalhos tentando entender as interações dos seres humanos com o espaço e os ambientes nos níveis físicos e sociais.

6. Eratóstenes

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Eratóstenes não só foi criador de um dos primeiros mapas conhecidos pela humanidade entre 276 a.C. e 195 a.C., ele também é visto como o homem responsável por criar o termo "geografia". Vale ressaltar que ele também foi a primeira pessoa a conseguir medir o tamanho da Terra — com uma margem de erro mínima de 2%.

Eratóstenes também foi uma das primeiras pessoas a falar sobre a inclinação axial da Terra e até mesmo a distância do nosso planeta para o Sol.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: