Ciência
25/02/2022 às 09:30•2 min de leitura
Existem diversos motivos para aprender uma nova língua — para se comunicar profissionalmente, com familiares, com amigos, durante uma viagem... Mas uma tendência que vemos crescer cada vez mais no Duolingo — plataforma de aprendizado de idiomas mais popular e o app educacional mais baixado do mundo e do Brasil — é a influência do mercado de entretenimento na aprendizagem de idiomas.
Afinal, quem não quer entender o que está sendo dito ou escrito em jogos, filmes, séries e programas de TV?
Todos os anos, reunimos todas as últimas tendências do estudo de idiomas no Brasil e no mundo no relatório Duolingo Language Report, e as mais de 700 milhões de horas que os nossos 500 milhões de alunos passaram na plataforma em 2021 nos ajudam a descobrir várias curiosidades e preferências nos mais de 100 cursos disponíveis em nosso app.
Um exemplo é o alto crescimento do estudo de coreano, muito devido à popularização de filmes e séries, como Round 6, sucesso absoluto da Netflix. Mas, o que realmente nos surpreendeu foi o resultado da língua mais estudada pelos brasileiros em 2021: o idioma que teve maior crescimento no Brasil foi o turco!
E, novamente, boa parte desse resultado se deve graças à grande popularidade das novelas e filmes da Turquia por aqui, com títulos como Emanet e Erkenci Kus, disponíveis em serviços de streaming e em alguns canais abertos, que se tornaram um verdadeiro fenômeno. No YouTube, alguns episódios contabilizam em torno de 5 milhões de visualizações. Você já tinha ouvido falar? Quem sabe não é uma oportunidade de começar um novo hobby!
Além do turco e do coreano, o top 5 dos idiomas mais estudados pelos brasileiros é composto por japonês, chinês e árabe, o que mostra que a cultura asiática segue crescendo no mundo e no Brasil, que é o segundo mercado do Duolingo.
Se você, por acaso, não foi um desses brasileiros que contribuiu para o aumento da procura pelo Turco no app, mas ficou interessado, acesse já o curso disponível gratuitamente para falantes de inglês!
Qual será a língua que vai bombar neste ano? Você tem alguma aposta?
***
Analigia Martins, colunista do Mega Curioso, é Diretora de Marketing no Brasil de Duolingo, tem 20 anos de experiência em marketing de serviços, especialmente na área de Educação no Brasil e Estados Unidos, é pós-graduada em Administração de Empresas pela Universidade de Harvard e Bacharel em Publicidade pela Fundação Cásper Líbero.