Castelo de Eltz: a fortaleza alemã de 850 anos que permanece imutável

13/03/2022 às 07:002 min de leitura

Localizado nas margens do rio Elzbach, sul da Alemanha, o Castelo de Eltz é uma fortaleza inspiradora cercada por belezas naturais. Construído há 850 anos, o Burg Eltz abrigou 34 gerações da família proprietária e segue sob os cuidados de seus descendentes, à medida que chama a atenção pelo inacreditável estado de preservação e por não ter sido afetado pelas condições climáticas e de formação do país.

Construído inteiramente na primeira metade do século XII, o Castelo de Eltz foi projetado inicialmente para ser uma residência de veraneio. Totalmente isolado da sociedade, visto a ausência de estradas ou edifícios modernos nas proximidades, o local fica no alto de uma formação rochosa e possui uma privilegiada visão sobre o rio Elzbach, que pode ser admirado em uma das oito torres com 70 metros de altura.

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Burg Eltz tornou-se habitável pela primeira vez em 1157, com a chegada do Dr. Karl Graf von und zu Eltz-Kempenich e sua família. Estima-se que o local era uma parte importante do Sacro Império Romano de Frederico Barbarossa e foi levantado em um ponto isolado para proteger a rota comercial do Vale do Mosela e da região de Eifel. Com isso, a fortaleza tornou-se alvo de um cerco que durou aproximadamente dois anos, mas resistiu bravamente a catapultas e bombardeios após soldados do Arcebispo da Diocese de Trier desistirem do conflito.

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Depois do ataque, o proprietário convocou uma força-tarefa para reconstruir pontos específicos do castelo, e logo montou o que seria sua planta definitiva. Posteriormente, três irmãos disputaram o direito de abrigar as dependências de Eltz,e instauraram uma constituição para dividir igualmente salas, quartos e torres. Segundo documentos, esse foi o último problema existente na construção, em meados de 1269.

Um castelo de contos de fadas

Conhecido como base para o castelo de Cinderela, da Disney, Burg Eltz conta com 120 quartos instalados, dos quais 80 são utilizados como museu. Entre as principais peças destacadas, chamam a atenção as mais de 500 armas, peças de arte e artefatos colecionados nos últimos 850 anos.

(Fonte: Flickr)(Fonte: Flickr)

Entre seus cômodos estão o Salão dos Cavaleiros, onde ocorriam festivais e reuniões, os Salões Rübenach, com incríveis vitrais e murais nas paredes, a Sala dos Anjos, onde troféus de caça e armas adornam as paredes, e Banner Hall, que abriga um opulento teto gótico datado de 1480. Até hoje todas as salas preservam suas condições originais por meio das estéticas arquitetônicas únicas e cheias de detalhes.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: