Relembre 5 guerras das quais o Brasil participou

23/03/2022 às 06:303 min de leitura

O Exército Brasileiro existe há bastante tempo para defender o nosso país e, se preciso, entrar em confronto direto contra outras nações. Porém, a pergunta que pode pintar na cabeça de muitos é: de quais batalhas a nossa força de defesa participou?

Se essa curiosidade já passou pela sua cabeça, neste artigo fizemos um resumo de algumas guerras nas quais o nosso exército teve participação direta. Sem mais delongas, confira a lista a seguir.

1. Guerra da Cisplatina

(Fonte: Lista10/Reprodução)(Fonte: Lista10/Reprodução)

Esse confronto envolveu o Brasil e a Argentina no combate pelo domínio da Província da Cisplatina, que hoje conhecemos como Uruguai. O confronto aconteceu pouco após a declaração da independência do nosso país, mais precisamente entre os anos de 1825 e 1828.

A região da Cisplatina foi fundada em 1680 por portugueses, mas passou para o domínio espanhol em 1777. Pouco antes da Independência do Brasil, D. João VI tentou "trazer" esse território de volta para Portugal — algo que de fato aconteceu em 1822 sob a liderança de D. Pedro I, que incorporou a região ao Brasil.

Entretanto, em 1825, iniciou-se uma rebelião organizada por Juan Antonio Lavalleja que forçou o exército nacional a seguir para o confronto contra a Argentina e o grupo que lutava pela liberdade local. Três anos após o início dos combates, a região acabou obtendo sua independência, dando origem à República Oriental do Uruguai.

2. Guerra do Paraguai

(Fonte: Lista10/Reprodução)(Fonte: Lista10/Reprodução)

Esse confronto aconteceu entre 1864 e 1870, envolvendo Brasil, Argentina e Uruguai, que uniram forças para lutar contra o Paraguai, que tentava dominar as rotas de navegação do Rio Paraguai em 1864.

Esse processo acabou fazendo que os paraguaios aprisionassem uma embarcação brasileira, assim, levando o nosso país a buscar apoio para iniciar o confronto armado.

No dia 1° de maio de 1865, foi assinado o Tratado da Tríplice Aliança entre os 3 países mencionados no início deste tópico e, ainda assim, em terras tupiniquins, foi preciso encontrar voluntários para se somar ao exército, à Guarda Nacional e aos Voluntários da Pátria, que se envolveram diretamente nas lutas.

A Tríplice Aliança saiu vitoriosa do combate, mas não sem registrar diversas mortes de todos os lados, especialmente entre os paraguaios, que foram impiedosamente massacrados.

O confronto terminou apenas com a morte de Solano López, em 1870, mas nesse ponto a imagem do Império já estava bastante manchada, e brotava na cabeça de muitos as ideias de fazer de nosso país uma República.

3. Primeira Guerra Mundial

Talvez muitos não saibam, mas o Brasil também teve uma participação ativa na Primeira Guerra Mundial, especialmente depois que algumas embarcações brasileiras foram atacadas na Europa.

Isso fez que o governo local se colocasse ao lado da Tríplice Entente (que unia os impérios Britânico e Russo, bem como a República Francesa), enviando navios, médicos e alimentos para ajudar aqueles que estavam com os aliados.

Apesar de uma participação breve e completamente desastrada, ela foi importante para o crescimento do nosso país em um cenário mais global, ajudando a aumentar as exportações de matérias-primas e também garantindo mais relevância para as nossas indústrias.

4. Segunda Guerra Mundial

Soldados brasileiros enviados para lutar na Segunda Guerra Mundial. (Fonte: Segunda Guerra Mundial Blogspot/Reprodução)Soldados brasileiros enviados para lutar na Segunda Guerra Mundial. (Fonte: Segunda Guerra Mundial Blogspot/Reprodução)

Eis mais um confronto em que nosso país acabou se envolvendo sem querer. Após (novamente) um ataque a embarcações brasileiras, o Brasil rompeu sua neutralidade para se juntar aos Aliados e combater Japão, Itália e Alemanha na Segunda Guerra Mundial, quebrando inclusive as relações diplomáticas e comerciais com estes países.

Em 1944, após a formação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) 1 ano antes, mais de 20 mil militares partiram rumo ao norte da Itália para ajudar os demais combatentes que já se encontravam na região. Ao todo, foram aproximadamente 11 meses no país, sendo que desse tempo 8 meses foram de confrontos diretos contra os inimigos.

5. Invasão da República Dominicana

Tropas americanas lutaram na Invasão da República Dominicana, que contou com o apoio do Brasil. (Fonte: Fatos Militares/Reprodução)Tropas americanas lutaram na Invasão da República Dominicana, que contou com o apoio do Brasil. (Fonte: Fatos Militares/Reprodução)

Por fim, listamos a invasão da República Dominicana, que aconteceu em 1965. Nesse período, os Estados Unidos estavam interessados em impedir que o país seguisse por um rumo similar ao que havia acontecido em Cuba.

Então, para ajudar a impedir que uma revolta armada desse início a uma revolução, nosso país enviou um grupo de 1130 soldados para ajudar na operação, que se encerrou em setembro de 1966.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: