'Dia de Ler Tolkien': qual é a origem da data?

24/03/2022 às 13:002 min de leitura

Não há dúvidas de que a obra de J.R.R. Tolkien é apreciada em várias partes do globo, tanto é que foi instituído um dia especial para se lembrar de suas obras: 25 de março, também conhecido como Dia de Ler Tolkien. Porém, a pergunta que fica no ar é: por que essa data foi a escolhida?

A origem da celebração

Tudo começou no final de 2002, quando um jornalista chamado Sean Kirst entrou em contato com a Tolkien Society para saber se havia alguma data, ainda que informal, para ler as obras do escritor britânico. Após alguma ponderação, os membros da sociedade acharam a ideia boa e instituíram o dia 25 de março como o Dia de Ler Tolkien (Tolkien Reading Day, no original).

E a essa hora muitos devem se perguntar o motivo de terem escolhido o dia 25 de março para tal celebração. A resposta é bem simples: essa data coincide com a Queda de Sauron e o fim da Guerra do Anel na trilogia de O Senhor dos Anéis, segundo o calendário vigente na obra.

A data do Dia de Ler Tolkien está diretamente ligada com O Senhor dos Aneis. (Fonte: HBO/Divulgação)A data do Dia de Ler Tolkien está diretamente ligada com O Senhor dos Aneis. (Fonte: HBO/Divulgação)

Tal comemoração acontece desde 2003. Dessa forma, há 19 anos fãs de todo o mundo se reúnem todos os dias 25 de março para reler as obras de Tolkien e também compartilhar informações variadas acerca do universo criado pelo escritor — e que é venerado por muitos que curtem fantasia medieval, sendo que os livros que carregam seu nome são considerados grandes clássicos em vários lugares do mundo.

Se você é fã das obras e não conhecia essa data, aproveite para começar a celebrar a partir deste ano, cujo tema definido para a data pela Tolkien Society é amor e amizade.

Sem sombra de dúvidas, você vai encontrar nas redes sociais fãs de vários lugares dispostos a confraternizar com mais pessoas que curtem toda magia presente nesse universo habitado por Gandalf, Aragorn, Bilbo, Frodo, Legolas e muitos outros personagens.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: