Ciência
01/04/2022 às 13:00•2 min de leitura
Todo o mundo foi (e continua sendo) impactado pela guerra entre Rússia e Ucrânia. No Duolingo — plataforma de idiomas mais popular e app educacional mais baixado do mundo — um dos impactos que vimos foi o aumento global de 577% no número de alunos estudando ucraniano desde o início do conflito.
Os Estados Unidos lideram o maior número de alunos estudando ucraniano, e a Polônia passando da #5 para #2 posição, com os poloneses no curso de ucraniano no Duolingo aumentando 2677%, o que provavelmente mostra o esforço e solidariedade no apoio aos refugiados ucranianos no país. No Brasil, também vimos o interesse pelo idioma aumentar, com o ucraniano passando da #31 posição no ranking dos idiomas mais populares no país, para o #14.
Por outro lado, o russo também teve ascensão de uma posição na plataforma, conquistando o 8º lugar em todo o mundo. As línguas e como são usadas representam as identidades e as histórias políticas e culturais de uma comunidade, e, apesar da proximidade geográfica, há diversas diferenças linguísticas entre os países.
Uma curiosidade importante é que os ucranianos costumam saber russo, mas os russos nem sempre entendem ucraniano. E isso não se dá pela linguística em si, mas sim pela política e história dos países. Como a antiga União Soviética utilizava a língua russa e ocupou a Ucrânia por quase 70 anos, o russo era o único idioma oficial da Ucrânia.
As principais diferenças entre as línguas se dão pelo vocabulário, sons, pronúncias, detalhes gramaticais e acentos, que foram modificados propositalmente como forma de adquirir mais identidade por parte dos ucranianos.
Durante a atual guerra, por exemplo, é possível analisar nos diferentes discursos do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, que alterna entre as duas línguas (ucraniano e russo) dependendo do público a quem está se dirigindo.
Se você também ficou interessado, o ucraniano está disponível gratuitamente no app do Duolingo para falantes de inglês.
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Analigia Martins é diretora de Marketing no Brasil de Duolingo, a maior plataforma de aprendizado de idiomas do mundo e o aplicativo mais baixado na categoria de Educação no iTunes e na Google Play. Responsável por aumentar a notoriedade e o crescimento do Duolingo no Brasil, segundo maior mercado da empresa, a executiva tem 20 anos de experiência em marketing de serviços, especialmente na área de Educação no Brasil e nos Estados Unidos. Analigia é pós-graduada em Administração de Empresas pela Universidade Harvard e bacharel em Publicidade pela Fundação Cásper Líbero.