Caps Lock: como surgiu uma das teclas mais famosas?

12/04/2022 às 10:072 min de leitura

É uma questão de etiqueta: digitar um texto com a tecla Caps Lock ativada significa que você está tratando a pessoa com a qual fala com bastante grosseria. Porém, o que muitos talvez não saibam é que em sua origem nada disso havia sido pensado.

O recurso em questão teve sua origem nas antigas máquinas de escrever. A princípio, ele tinha como intuito facilitar a digitação de letras maiúsculas em documentos, já que anteriormente era preciso deixar a tecla Shift pressionada por muito tempo para conseguir esse efeito — foi aí que surgiu a Shift Lock. Como o próprio nome dá a entender, essa tecla criada em 1914 vinha com o intuito de gerar um efeito de "tecla Shift travada". 

O tempo foi passando e os primeiros registros do recurso como conhecemos atualmente datam de uma patente de 1968, inventada por Douglas A. Kerr. Dessa vez, ela surgiu de um jeito bastante curioso: ajudar o chefe dos secretários da empresa em que ele trabalhava a não digitar caracteres como @#S sem querer enquanto a Shift Lock estava habilitada.

Quando observamos o primeiro equipamento a trazer esse botão como Caps Lock no teclado chegamos ao LA36 DECwriter II, anunciado em 1974. Já nos computadores, podemos encontrá-la inicialmente no PC da IBM de 1981, mas no início ela ficava do lado direto da barra espaço. Essa mudança só foi acontecer três anos depois, trazendo o botão para o lado esquerdo da letra A como comumente encontramos nos teclados atualmente.

Goste você ou não, DIFICILMENTE O CAPS LOCK SAIRÁ DE NOSSAS VIDAS. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)Goste você ou não, DIFICILMENTE O CAPS LOCK SAIRÁ DE NOSSAS VIDAS. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Existir ou não existir: eis a questão

Ainda que algumas pessoas sejam contra a presença desse recurso nos teclados, o Caps Lock ainda é bastante útil em alguns setores. No direito, por exemplo, ele é usado para dar ênfase a algumas informações importantes, enquanto na digitação de alguns números de série ele acaba sendo imprescindível pelo fato de as letras estarem todas em caixa alta.

Vale ressaltar, inclusive, que alguns programas de edição de texto permitem que você digite tudo em caixa alta sem necessariamente usar a tecla Caps Lock — ou seja, quer você queira ou não, sua funcionalidade ainda irá nos acompanhar por um bom tempo.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: