Lembra quando a Netflix era uma locadora de filmes?

03/06/2022 às 11:002 min de leitura

Hoje todo mundo conhece a Netflix como uma das maiores plataformas de streaming do mundo, mas você sabia que a empresa começou como uma locadora de DVD por correio e funcionou de forma, inclusive, no Brasil? Vem conhecer essa história!

Como tudo começou...

Tudo começa na locação de DVDTudo começa na locação de DVD

A empresa foi fundada em 1998, alugando DVDs para os clientes via correios, um serviço que ela oferece até hoje nos Estados Unidos.

A locação funciona da seguinte forma: você escolhe qual filme ou série quer assistir, a Netflix envia o DVD para a sua casa e você fica com ele pelo tempo que quiser. Assim que o título for devolvido, você pode escolher o próximo.

Um ano depois de sua fundação, a empresa introduziu também um modelo de assinatura, em que os clientes podem alugar DVDs online por uma taxa fixa por mês.

Linha do tempo do sucesso

Como uma locadora de DVD se tornou uma referência em streamingComo uma locadora de DVD se tornou uma referência em streaming

Competindo diretamente com a gigante da época, Blockbuster, a empresa viu o seu negócio crescer exponencialmente. Para se ter uma ideia, em quantidade de assinantes, a empresa saiu de 700 mil em 2002 para 3,6 milhões em 2005.

Dois anos depois, em 2007, a Netflix lançou o seu maior sucesso: a plataforma de streaming. Dizem que os fundadores da empresa tiveram essa ideia muito antes do lançamento, mas a velocidade lenta da internet da época não permitia.

Nos anos seguintes, o streaming já começou a ser compatível com diferentes consoles, dispositivos e TVs. Apesar do sucesso e crescimento, até esse momento, a Netflix só estava disponível nos Estados Unidos. 

Tudo mudou em 2010, quando a plataforma foi lançada no Canadá com a América Latina e o Caribe recebendo o serviço no ano seguinte. 

Stranger Things é um dos maiores sucessos da plataformaStranger Things é um dos maiores sucessos da plataforma

Em 2013, foi lançado o seu primeiro conteúdo original: House Of Cards. Desde então, a empresa criou diversos outros sucessos, como Stranger ThingsYouGlow, Orange Is The New BlackRound 6 e The Crown.

Atualmente, o streaming da Netflix conta com mais de 151 milhões de assinantes pagos em mais de 190 países ao redor do mundo. Na plataforma, você encontra uma ampla variedade de séries de TV, documentários, animações e filmes, incluindo produções originais.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: