Ratanabá e mais 5 cidades perdidas que nunca existiram

14/06/2022 às 12:053 min de leitura

Você já ouviu falar em Ratanabá? Recentemente, essa palavra tomou conta das redes sociais, virando alvo de memes e muita curiosidade por parte dos internautas. O nome surgiu a partir de uma teoria infundada de que uma cidade de mais de 450 milhões de anos estaria escondida no meio da Amazônia Brasileira.

Porém, Ratanabá está longe de ser a única civilização mitológica que já ouvimos em nossas vidas. Desde pequenos também aprendemos mais sobre a cidade de ouro de El Dorado ou então a cidade submersa de Atlântida, mas provas concretas nunca existiram. Veja só uma lista com a história por trás de seis cidades perdidas que provavelmente nunca existiram!

1. Ratanabá

(Fonte: Daiki Pesquisas/Reprodução)(Fonte: Daiki Pesquisas/Reprodução)

A teoria de que Ratanabá teria de fato existido passou a ser divulgada pelo site Dakila Pesquisas, uma instituição sem qualquer tipo de vínculo com universidades ou órgãos de pesquisas oficiais. Para se ter ideia, o CEO da empresa é Urandir Fernandes de Oliveira, responsável por criar a farsa do ET Bilu — o suposto "alienígena" da TV Record.

Segundo a publicação original, Ratanabá teria por volta de 450 milhões de anos e seria fundada pelos Muril, o primeiro povo a habitar a Terra há cerca de 600 milhões de anos. No entanto, a existência humana tem cerca de 300 mil anos apenas e os primeiros povos no planeta foram os Homo sapiens. Logo, a teoria não tem nenhum tipo de fundamento.

2. Atlântida

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Mencionada pela primeira vez pelo filósofo Platão em 360 a.C., a lendária ilha de Atlântida despertou o interesse e a curiosidade de exploradores por mais de dois milênios. Acreditava-se que a região abrigava um reino poderoso com tecnologia avançada para sua época, além de ter uma marinha incomparável com outras nações.

Segundo Platão, no entanto, a ilha teria sido devastada por volta de 9.600 a.C. e afundou no mar. Inúmeras expedições já foram feitas em busca de mais e mais evidências sobre o caso, mas nada de concreto foi encontrado até hoje.

3. El Dorado

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Por centenas de anos, caçadores de recompensas e historiadores estiveram em busca da cidade perdida de El Dorado, uma civilização extremamente rica em ouro e que poderia tornar qualquer um em um milionário. Inúmeras expedições foram feitas pela América Latina em sua busca, mas a cidade continua sendo uma lenda até hoje.

As origens de El Dorado vêm de contos lendários da tribo Muisca, ocupava as áreas de Cundinamarca e Boyacá, na Colômbia, mas que não necessariamente referiam-se a uma cidade. Até então, não existem evidências físicas que comprovem sua existência. 

4. Cidade perdida de Z

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

El Dorado sempre foi a ambição de muitos exploradores europeus no Novo Mundo. Em 1925, entretanto, o explorador Percy Fawcett partiu para uma jornada pelas selvas do Brasil para encontrar uma misteriosa cidade perdida que ele decidiu apelidar de "Z". No meio do caminho, ele e sua equipe desapareceram sem deixar vestígios e isso causou grande repercussão na época.

Apesar de inúmeras missões de resgate, Fawcett nunca foi encontrado. Em 1920, Fawcett teria encontrado um documento na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro chamado Manuscrito 512, que falava sobre uma cidade murada nas profundezas da região mato-grossense da floresta amazônica. Ele bem tentou encontrar Z múltiplas vezes, mas nunca conseguiu.

5. O Kalahari 

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Em 1885, um artista e aventureiro canadense chamado Guillermo Farini tornou-se um dos primeiros ocidentais a cruzar o traiçoeiro deserto de Kalahari, no sul da África. Ao voltar, ele escreveu artigos sobre ruínas que descobriu e que pareciam muito indicar os restos de uma civilização perdida enterrada nas areias.

Ao longo do século XX, dezenas de expedições foram lançadas para encontrar a "Cidade Perdida do Kalahari" de Farini — até mesmo com envolvimento da família de Elon Musk. Em 2016, varreduras aéreas e radar mostraram ruínas feitas por homens perto de um oásis local, mas nenhuma cidade perdida foi confirmada até então.

6. Cidades perdidas de Dubai

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Atualmente, Dubai é símbolo de riqueza e modernidade. No entanto, os desertos da região estão carregados de histórias ocultas sobre os primeiros habitantes locais e sobre cidades antigas que foram esquecidas com o tempo, sofrendo com as drásticas mudanças climáticas que acontecerem ali no passado.

A mais famosa dessas cidades seria Julfar, lar para o lendário marinheiro árabe Ahmed ibn Majid. Reza a lenda que Julfar teria prosperado por mil anos antes de cair em ruínas e desaparecer da memória humana. Porém, poucas pesquisas existem sobre a região até hoje. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: