Artes/cultura
06/08/2022 às 09:00•1 min de leitura
Dificilmente você vai encontrar um adulto que aprendeu a ler ou praticou ainda mais essa habilidade utilizando as histórias em quadrinhos da Turma da Mônica. Atualmente, é possível encontrar a turminha aprontando bastante em histórias lançadas mensalmente, tradição que já dura pouco mais de 50 anos.
Primeira edição da Turma da Mônica em quadrinhos. (Fonte: UFMG/Reprodução)
A saga da turminha começou nos jornais, onde Maurício de Sousa publicava todas as aventuras de Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali. Isso perdurou por toda a década de 1960, até que, em 1970, a garotada ganhou uma revista em quadrinhos.
Em maio de 1970, surgiu nas bancas a revista Mônica e a sua turma. Ela trazia Mônica e Cebolinha em destaque na capa, apesar de outros personagens também terem espaço na publicação - na capa, Horácio, Franjinha, Jotalhão, Cascão e Bidu estão presentes.
Quanto aos demais personagens do quarteto, confira quais foram as suas primeiras edições e quando tiveram suas revistas "solo" publicadas(afinal, os quatro protagonistas vivem fazendo participação nas histórias uns dos outros):
Leia também: Como Maurício de Sousa criou a Turma da Mônica?
(Fonte: Recreio/Reprodução)
(Fonte: Recreio/Reprodução)
(Fonte: Recreio/Reprodução)
Vale lembrar que outras publicações também surgiram ao longo dos anos, como a revista do Chico Bento, os almanaques, o Almanacão de Férias (ambos com coletâneas de histórias) e até mesmo a revista do Parque da Mônica, em que as aventuras principais eram narradas nos brinquedos existentes no parque homônimo.