Ciência
15/09/2022 às 02:00•2 min de leitura
Você já deve ter percebido que em filmes e séries de TV que em frente às barbearias há sempre um tubo com listras coloridas. Talvez você já tenha até mesmo visto algo assim aqui no Brasil, já que o símbolo remete fortemente à profissão de barbeiro, chamando a atenção de transeuntes e potenciais clientes nas ruas. Mas por que os postes de barbeiros são pintados de vermelho, branco e azul?
A resposta para esta pergunta pode ser encontrada centenas de anos atrás, lá na Idade Média quando, além de darem um trato no cabelo e barba, esses profissionais também se aventuravam na área da saúde.
Se hoje você vai ao barbeiro para fazer o pé do cabelo ou acertar a barba, saiba que séculos atrás esses profissionais também costumam fazer alguns tipos de cirurgias. Conhecidos como barbeiros-cirurgiões, eles realizavam certos procedimentos menores, como extrações de dentes e alinhamentos de ossos, além de alguns um pouco mais, digamos, invasivos — como trepanações e sangrias.
Como forma de sinalizar ao público que ali se fazia o exercício de tal função, os barbeiros costumavam então pintar uma tábua de madeira com as cores branco e vermelho, adicionando então uma bola no topo.
Placa cilíndrica em frente às barbearias representa o procedimento conhecido como sangria. (Fonte: Unsplash/Reprodução)
A placa buscava representar o procedimento da sangria, com o vermelho simbolizando o sangue, o branco representando bandagens e bola no topo fazendo alusão à bacia para onde escoava o sangue do paciente. A madeira também tinha seu próprio simbolismo, representando o bastão apertado pelo paciente para forçar as veias a saltarem, facilitando o procedimento.
Com o passar dos anos, a tábua foi então substituída por um tubo, mas a simbologia permaneceu a mesma. Na Europa, os barbeiros continuaram usando as cores vermelha e branca no posto à frente de seus estabelecimentos, mantendo a tradição de aludir à sangria.
Nos Estados Unidos, porém, passou-se a adicionar também a cor azul e até hoje não há um consenso em relação ao motivo da alteração do símbolo — que agora é geralmente feito de cilindro plástico capaz de girar, contando até mesmo com iluminação interna para chamar ainda mais atenção. Enquanto alguns acreditam ser apenas mais uma forma de reforçar o patriotismo no país, outros defendem se tratar de mais simbologia: o azul complementaria a figura da sangria, representando as veias saltadas no braço do paciente.
Já aqui no Brasil, a maioria dos barbeiros que utiliza o poste acaba optando pela versão norte-americana, seja pela popularização do símbolo no cinema e na TV ou pela maior proximidade do país em relação ao continente europeu. Assim, é muito mais comum encontrar barbearias brasileiras com o característico cilindro em azul, vermelho e branco.