Ciência
01/10/2022 às 07:00•2 min de leitura
Independente se você mora no Brasil ou em um buraco isolado na Groenlândia, as chances de você saber o que é a Coca-Cola são altíssimas. Afinal, esse não só é o refrigerante mais consumido no mundo todo, como também é uma das marcas mais consolidadas no mercado internacional.
Porém, até que toda essa história fosse construída com o passar das décadas, muita coisa precisou mudar nos meios de fabricação e na história do produto. Por exemplo, será que você faz ideia de como os primeiros copos de Coca-Cola eram servidos no mundo? Impressionantemente, a história é bastante curiosa. Veja só!
Coke served the old fashioned way pic.twitter.com/WvRTdCfeY1
— Interesting As Fuck (@InterestingPot) September 23, 2022
No dia 8 de maio de 1886, o farmacêutico John Stith Pemberton decidiu transportar um jarro do seu medicamento mais recente patenteado para a Farmácia Jacob, localizada em Atlanta, nos Estados Unidos. O produto nada mais era do que um tônico apelidado pelo criador de Coca-Cola.
Na época, era comum que aquele xarope fosse misturado com água com gás e vendido por um níquel o copo. Apesar de ser vendido como um remédio, a receita do medicamento sempre foi vista como muito saborosa pelos consumidores. A Coca-Cola foi anunciada como uma droga versátil que poderia curar desde dores de cabeça até a melancolia.
No primeiro ano de mercado, Pemberton vendia cerca de nove copos por dia. Depois de algum tempo, o contador da empresa, Frank Robinson, teve a brilhante ideia de criar o primeiro logotipo da Coca-Cola, que logo passou a aparecer em anúncios de jornais por toda Atlanta e também em toldos de farmácias.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Quando Pemberton morreu em 1888, diversos farmacêuticos homenagearam seu trabalho em sua própria loja de Atlanta. O farmacêutico Asa Griggs Candler era o mais enfático a respeito de como a fórmula da Coca-Cola havia gerado uma revolução gigantesca no mercado.
Não à toa, três anos depois Candler decidiu comprar todas as participações da marca em um investimento total de US$ 2,3 mil – o equivalente a U$ 71 mil atualmente. Com seu talento para marketing e publicidade, o empresário transformou o tônico de saúde de Pemberton na atual marca global icônica que temos em mente hoje em dia.
Em 1919, a família Candles vendeu a Coca-Cola por US$ 25 milhões para um grupo de investidores gigantescos — o que provou o sucesso do seu negócio. Nos anos seguintes, Asa Candler tornou-se prefeito de Atlanta e também um influente líder cívico e benfeitor filantrópico, financiando diversos projetos que auxiliaram o crescimento de sua cidade natal.
A fórmula secreta do refrigerante, a qual a própria Coca-Cola já rebateu todas as acusações de conter cocaína, esteve guardada em um banco da cidade até o ano de 1925. No final de 2011, no entanto, a grande relíquia de Pemberton foi transferida para um novo cofre que hoje faz parte do World of Coca-Cola — um museu que conta a trajetória desse incrível negócio.